Produção de emoções no consumo de moda: o riso sobre a celebridade vestida com faixa adesiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x1741202423

Palavras-chave:

emoções, consumo de moda, risos

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre a produção de emoções no consumo de moda, com foco no riso. O acontecimento midiático que nos instigou foram paródias sobre o visual apresentado por Kim Kardashian na Semana de Moda de Paris, em 2022. A celebridade compareceu ao evento vestida de fitas adesivas com o logotipo da marca de luxo Balenciaga tornando-se objeto de memes em redes sociais. O problema de pesquisa que nos inquietou diz respeito a qual o papel do riso como emoção na fabricação de sentidos sobre a moda em um contexto de interação via redes sociais. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória a partir de estudo de caso, utilizando levantamento documental, com uma abordagem qualitativa, tendo como recorte empírico publicações feitas no Instagram. Empregamos um olhar interdisciplinar e referencial teórico que inclui leituras da antropologia das emoções, da moda e da comunicação.

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Biografia do Autor

Denise Da Costa Oliveira Siqueira, Rio de Janeiro State University

Full Professor/Professora Titular of the Communication Faculty of the State University of Rio de Janeiro. She has developed a postdoctoral research in Sociology at the Centre d'Études sur l'Actuel et le Quotidien de l'Université Paris-Descartes / Sorbonne (2009-2011) and a postdoctoral research in Sociology at the Faculté des Sciences Sociales de l'Université de Strasbourg (2020/2021). PhD in Communication Sciences at School of Communications and Arts, University of São Paulo. Master in Information Science by Communication Studies School/UFRJ and / IBICT / CNPq. She has a specialization degree in Urban Sociology and graduated in Communication at UERJ. She has professional and academic experience (teaching, research and extension) in Communication, investigating mainly subjects as body, culture, gender, city, imaginary, contemporary dance, cultural journalism. She is the author of books and compilations about communication, body and culture and about communication and science, among them "The social construction of emotions: body and sense production in communication" (Sulina, 2015) and "The body represented: art, media and production of meanings "(EdUerj, 2014). She worked as editor of the academic journals "Contemporânea" and "Logos". She had also been coordinator (2014-2016) and assistant coordinator (2012-2014) of the Graduate Program in Communication at UERJ. Journalist specialized in cultural journalism. She used to be coordinator of the Integrated Communication Laboratory. Currently coordinates the project Laboratory in Communication, interaction and culture (Lampe / PPGCom).

Jéssica Baptista dos Santos Ventura, Rio de Janeiro State University

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Comunicação/Jornalismo pela mesma universidade. Realizou o curso Técnico de Produção em Moda da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica. Pesquisa temas como moda, comunicação e consumo. Bolsista Faperj.

Pâmella Cordeiro da Silva, Rio de Janeiro State University

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Especialista em Literatura, arte e pensamento contemporâneo pela PUC-Rio. Graduada em Comunicação (Jornalismo e Relações Públicas) pela UERJ. Investiga narrativas, influenciadoras digitais, corpos e imaginários. Profissional de comunicação da Superintendência Geral de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

SIQUEIRA, Denise Da Costa Oliveira; VENTURA, Jéssica Baptista dos Santos; SILVA, Pâmella Cordeiro da. Produção de emoções no consumo de moda: o riso sobre a celebridade vestida com faixa adesiva. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 283–337, 2024. DOI: 10.5965/1982615x1741202423. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24116. Acesso em: 12 out. 2024.