Emancipação feminina e a moda sessentinha dos três visionários: Pierre Cardin, André Courreges e Paco Rabanne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16382023065

Palavras-chave:

emancipação feminina, discurso visual, moda - 1960

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como as produções estéticas dos estilistas intitulados “os três visionários” legitimaram o regime de aparência da década de 1960 enquanto fenômeno de moda, e como eles, em consonância com o contexto histórico da época, atuaram como agentes no processo de emancipação feminina, a  partir do conceito de Discurso Visual de Lopes (2014). Destaca-se a alteração da linha do pudor com o uso da minissaia, por meio da qual a moda suscitou processos emancipatórios das mulheres, ampliando esse aspecto para o entendimento do mesmo como uma luta por uma vontade de verdade Foucault (2013) que empoderou a mulher e o corpo feminino do referido período.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Lopes Ypiranga, Federal University of Pernambuco

Professora Adjunta do Núcleo de Design e Comunicação e Doutora em Formação do Olhar

Dionísio Tito de Barros Neto, Federal University of Alagoas

Graduado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (2017). Graduando em História pela Universidade de Pernambuco - UPE e mestrando no Programa de Pós-graduação em História (UFAL). Membro Associado no Grupo de Pesquisa NESEM - NÚCLEO ESCRAVIDÃO E SOCIEDADE NA ÉPOCA MODERNA - SÉC. XVI-XIX liderado pelo Professor Gian Carlo de Melo Silva. 

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

YPIRANGA, Maria Teresa Lopes; BARROS NETO, Dionísio Tito de. Emancipação feminina e a moda sessentinha dos três visionários: Pierre Cardin, André Courreges e Paco Rabanne. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 65–118, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16382023065. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22509. Acesso em: 12 out. 2024.