Comunicação de moda em tempos de pandemia: conteúdos de empresas fast fashion e slow fashion em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x15362022061Palavras-chave:
Comunicação digital em 2020, Fast fashion, Slow fashionResumo
O ano de 2020 foi marcado pelo cenário da pandemia da Covid-19, um vírus que causou muitas mortes entre a população mundial e transformou o modo de interação e relacionamento social no mundo. A indústria da moda é responsável por uma significativa parcela do consumo mundial, sendo consequentemente afetada por esse contexto. Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos do site e rede social Instagram das empresas Riachuelo (modelo fast fashion de produção) e Flávia Aranha (modelo slow fashion de produção), no período de março a maio de 2020, para compreender quais estratégias foram utilizadas e como as empresas se posicionaram nas mídias digitais durante a pandemia. Os resultados indicaram similaridades em termos de comunicação e algumas diferenças no foco do conteúdo das empresas sobre essa temática. A Riachuelo e a Flávia Aranha, além da criação de conteúdos nas suas mídias online, realizaram ações sociais, publicitárias e a criação de produtos/serviços que se adequavam a esse período.
Downloads
Referências
AMED, I. et al. The state of fashion 2020: coronavirus update the business of fashion and the McKinsey community. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/Industries/Retail/Our Insights/The State of Fashion2019 A year of awakening/The-State-of-Fashion-2019-final.ashx.
ABIT. Disponível em: https://www.abit.org.br/noticias/riachuelo-investe-em-canais-digitais-e-preserva-carteira-de-recebimento. Acesso em 30 de maio, 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria; tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed, 2006.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. 4º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
CALANCA, Daniela. História social da moda; tradução de Renato Ambrosio. – São Paulo: Editora Senac São Paulo., 2008.
CIETTA, E. Economia da moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
DELGADO, Daniela. Fast Fashion: estratégia para conquista do mundo globalizado. Moda palavra e-periódico. Ano 1, n.2, ago-dez, pp. 3 – 10. ISSN 1982-615x, 2008.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós modernismo/ Mike Featherstone; tradução Julio Assis Simões. – São Paulo: Studio Nobel, 1995. – (Coleção cidade aberta. Seria megalópolis).
FLETCHER, Kate; GROSE, Linda. “Moda e sustentabilidade: design para mudança”, Tradução Janaína Marcoantonio, São Paulo: Editora SENAC, 2011.
FRINGS, Gini. Stephens. Moda: Do Conceito ao Consumidor. 9 edições, Editora: Bookman, 2012.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46568-ministerio-da-saude-declara-transmissao-comunitaria-nacional>. Acesso em 20 de dezembro de 2020.
MIRANDA, A. P. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. Cengage Learning; 2ª Edição, 2016.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SEVERIANO, M. F. V. Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais de consumo na contemporaneidade. SãoPaulo: Annablume, 2001.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Jorge Zahar Editor, 2010.
THOMPSON, John. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. ISBN: 978-85-7522-716-9, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marina Pereira Rios, Silvia Helena Belmino Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.