Roland Barthes e a moda: uma leitura à luz do punctum e do studium

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14342021308

Palavras-chave:

moda, estilo, Punctum

Resumo

Partindo de duas afirmações de Roland Barthes, em A Câmara Clara,  sendo a primeira aquela em que ele afirma ser o  punctum a agulhada do estilo, e  a segunda que o studium seria tudo aquilo que reúne um saber social e consensos generalizados, este estudo visa estabelecer uma relação entre esses dois conceitos e as ideias de estilo e de moda. Assim, procuramos desenvolver a correspondência entre moda e studium - frisando que este último se aproxima da ideia de mito - e da mesma forma, que o estilo está ligado ao punctum – que se aproxima da ideia de escritura. Além de trabalharmos este percurso, com a hipótese de uma articulação dos conceitos no interior da obra barthesiana, também buscamos o olhar de Barthes sobre os temas de estilo e moda em seus textos contidos no Inéditos Vol. III: Imagem e Moda,  assinalando que o autor que foi um dos primeiros a antever a importância da moda na sociedade contemporânea, inclusive a força de sua mitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Editora Edições 70, 2014.

BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. Lisboa: Editora Edições 70.

BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.

BARTHES, Roland. Inéditos v. 3: imagem e moda. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005.

BARTHES, Roland. Mitologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2009.

BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2009.

BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. São Paulo: Cultrix, 2012.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora Oficial UFMG, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimolóligo da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Lexikon, 2010.

LEHMANN, Ulrich. Tigersprung Fashion in Modernity. London: The MIT Press, 2000.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

MOTTA, Leda Tenório. Barthes - Uma Biografia Intelectual. [S. l.]: Editora Iluminuras, 2011.

MOTTA, Leda Tenório. Rumores da Lingua e Desditos da Fotografia de Arte. Roland Barthes Começo e Fim. São Paulo: Lumme Editor, 2019.

PERRONE-MOISES, Leyla. Com Roland Barthes. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

PERRONE-MOISES, Leyla. Roland Barthes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

RACINET, Auguste. The Costume History (Le Costume Historique, 1888). Cologne: Tachen, 2016.

ROCHE, Daniel. The History of Everyday Things: The Birth of Consumption in France, 1600-1800. Cambridge: Cambridge University, 2000.

SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda e outros escritos. Lisboa: Editora Texto e Grafia, 2008.

STEEL, Valerie. The Berg Companion to Fashion. New York: Berg, 2010.

SVENDSEN, Lars. Moda uma Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985. (Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

MITRE, Maria Augusta da Silveira; FONTANARI, José Rodrigo Paulino. Roland Barthes e a moda: uma leitura à luz do punctum e do studium. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 308–341, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14342021308. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/19097. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Variata