Novos modelos de negócios da moda: uma análise com base nos arquétipos de negócios sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021150%20

Palavras-chave:

moda sustentável, modelos de negócio, sustentabilidade

Resumo

A moda sustentável tem sido um dos temas mais amplamente discutidos tanto no meio acadêmico quanto profissional. O desgaste dos recursos naturais e uso de mão de obra precária promovidos pela indústria da moda demandam soluções urgentes de melhorias para o setor. Além de diversos conceitos, modelos de negócio têm surgido para integrar a sustentabilidade, no entanto, emerge um questionamento: de que forma a sustentabilidade está sendo incorporada nos modelos de negócios presentes na moda sustentável? Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se trazer os principais conceitos de moda sustentável e os modelos de negócios existentes na área, sendo estes: slow fashion, moda ética, eco-fashion, fair trade, zero-waste, economia circular, upcycling, reciclagem e economia compartilhada/consumo colaborativo. A partir dessa compreensão, fez-se uso dos oito arquétipos de negócios sustentáveis propostos por Bocken, et al. (2014) a fim de verificar quais deles são aplicáveis à indústria da moda.

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Biografia do Autor

Kyung Ha Lee, Universidade de São Paulo

Mestranda em Têxtil e Moda pela EACH-USP e graduada em Comunicação Social pela UNESP.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

LEE, Kyung Ha; MENDES, Francisca Dantas. Novos modelos de negócios da moda: uma análise com base nos arquétipos de negócios sustentáveis. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 150–178, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021150 . Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18835. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

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