O processo de indução do professor alfabetizador iniciante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022280

Palavras-chave:

programa de indução, alfabetização, professor iniciante, formação docente

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo analítico, que objetivou investigar as iniciativas no processo de indução com professores alfabetizadores iniciantes. Os estudos de García, Huberman, Shulman e Wong apoiaram a construção do referencial teórico e da análise de dados. Constatamos, com a análise dos dados, que ainda não há um programa de indução voltado para receber os professores iniciantes. Além disso, com relação às dificuldades e aos desafios enfrentados pelo professor, um ponto crucial no processo de alfabetização envolve a inclusão de alunos com transtornos, com dificuldades de aprendizagem ou com alguma deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n.145, p. 112-129, jan./abr. 2012.

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 505-524, abr./jun. 2016.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Lisboa: Porto Editora, 2013. p. 31-61.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo/ Revista de ciências e educação, Lisboa, n. 8, p. 07-22, jan./abr. 2009.

NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar - as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

WONG, Harry K. Induction Programs That Keep New Teachers Teaching and Improving. Tradução Adriana Teixeira Reis. “Programas de indução que mantêm os novos professores ensinando e melhorando. NASSP Bulletin, v. 88, n. 638, March, 2004, p. 41-58.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

TREVISAN, Alexandra Aparecida Liberato; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. O processo de indução do professor alfabetizador iniciante . Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 280–303, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022280. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20231. Acesso em: 23 nov. 2024.