Jovens e adultos operários da construção civil: relações entre demandas de formação e trabalho
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824552023057Mots-clés :
trabalho, educação, construção civil, operariado, educação de jovens e adultosRésumé
O presente estudo busca analisar as demandas de formação – para o trabalho e para a escolarização básica – dos trabalhadores jovens e adultos que atuam no setor da construção civil da grande Florianópolis, a partir de seu perfil social e de escolarização. Parte-se do princípio de que a efetivação do direito à educação é fator essencial também para a efetivação de direitos trabalhistas, já que a escolarização é fundamental à compreensão das leis e normas que regem as relações de trabalho e tem influência na reflexão sobre a realidade concreta. Os referenciais teóricos têm como base o materialismo histórico e optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório, trabalhando com fontes de pesquisa bibliográficas e documentais, em que foram analisados dados referentes ao perfil dos trabalhadores da construção civil da grande Florianópolis, divulgados pelo sindicato patronal do setor entre os anos de 2013 e 2018. O perfil de escolarização aponta para a confirmação da indústria da construção civil como localização de demandas potenciais em EJA, enquanto o perfil social dos trabalhadores faz emergir a questão não só do acesso, mas também da permanência. Dados sobre a oferta de escolarização na modalidade EJA na região também indicam grande desproporção entre demanda potencial e oferta de vagas. Além disso, a constatada falta de articulação entre as vagas oferecidas em EJA e a Educação Profissional desperta grande preocupação, uma vez que o perfil social e de escolaridade dos trabalhadores aponta para a necessidade da formação profissional para além da elevação de escolaridade.
Téléchargements
Références
ALVES, Evandro; COMERLATO, Denise Maria; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Relatório de pesquisa 2017: mapa da educação de jovens e adultos no Estado do Rio Grande do Sul. [Porto Alegre]: UFRGS, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/173114/001060717.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 mar. 2023.
ARROYO, Miguel. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino; SOARES, Leôncio (orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 19-50.
BASTOS, Alene Batista; PAIM, Vagner de Cerqueira; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. educação de jovens e adultos como direito subjetivo: políticas públicas e dispositivos legais. In: AMORIM, Antônio; FERREIRA, Maria da Conceição Alves; ALVES, Érica Valéria (orgs.). Gestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA. Salvador: EDUNEB, 2015. p. 39 - 58.
BRASIL. Lei nº9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasília, 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 ago. 2019.
CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Aumenta a participação das mulheres na indústria da construção. Brasília, 2018. Disponível em: https://cbic.org.br/aumenta-a-participacao-das-mulheres-na-industria-da-construcao/. Acesso em: 04 fev. 2023.
CANTISIANI, Alípio Ferreira; CASTELO, Ana Maria. O perfil dos trabalhadores da Construção Civil. Revista Conjuntura da Construção, Rio de janeiro: FGV, mar. 2015.
Disponível em: https://hml-bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cc/article/view/
/74072. Acesso em: 04 fev. 2023.
CATELLI JR., Roberto; HADDAD, Sérgio; RIBEIRO, Vera Masagão (orgs.) A avaliação da EJA no Brasil: insumos, processos e resultados. Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - Núcleo de Estudos Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2015. 56 p. Disponível em: http://relatos.inep.gov.br/ojs3/index.php/relatos/article/view/4081http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/download/2210/2165 Acesso em: 04 fev. 2023.
DESCHAMPS, Marley Vanice; DELGADO, Paulo Roberto. Santa Catarina no contexto migratório nacional: um estudo dos fluxos e das características de quem migra. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 19. 2014. Anais [...]. São Paulo: ABEP, nov. 2014. p. 01-20. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/download/2210/2165. Acesso em: 25 jan. 2023.
FERNANDES, Andrea Paixão. A relação trabalho e EJA na década de 1990: expectativas e perspectivas presentes nos discursos dos operários da construção civil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 28., Caxambu, 2005. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anped, 2005. p. 01-16.
IBGE. PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Tabela 6403: população, por cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2019a. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6403. Acesso em: 23 jan. 2023.
IBGE. PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Tabela 5919 - População, por níveis de instrução. Rio de Janeiro: IBGE, 2019b. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5919. Acesso em: 23 jan. 2023.
KOERICH, Marcelo. Jovens e adultos operários da construção civil da região metropolitana de Florianópolis/SC: relações entre demandas de formação e trabalho. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/219506/PEED1524-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 25 fev. 2023.
KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 55-75.
PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada; Fundação João Pinheiro. Atlas de desenvolvimento humano do Brasil. [S.l.], 2013. Disponível em: www.atlasbrasil.org.br. Acesso em: 23 jan. 2023.
QUEIROZ, Janaina Gulart Oliveira de. As condições de vida, de trabalho e de escolarização dos migrantes nordestinos da construção civil da UFSC. 2018. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/198660/PEED1380-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 25 fev. 2023.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. O poder do macho. 11. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2001.SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Censo escolar 2018. [Florianópolis], 2018. Disponível em: http://sed.sc.gov.br/documentos/censo-278/censo-escolar-2018/matriculas-censo-escolar-2018. Acesso em: 07 mar. 2023.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SINDUSCON). Perfil do trabalhador da construção civil. Florianópolis, 2018.
VENTURA, Jaqueline. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 4, p. 9-35, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3089. Acesso em: 07 mar. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.