Um balanço do Fundeb no estado de Mato Grosso do Sul (2009 a 2020)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824542023100Mots-clés :
política educacional, educação básica, financiamento da educação, Fundeb no estado de Mato Grosso do SulRésumé
Este artigo apresenta um balanço da execução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no período de 2009 a 2020, no estado de Mato Grosso do Sul, nas redes estadual e municipais de ensino. Trabalhou-se com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), hospedado no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Laboratório de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná, documentos coletados nas esferas estadual e municipal, e documentos produzidos pelo movimento sindical docente e pela imprensa. As dimensões aqui evidenciadas para a análise consideraram as matrículas das redes de ensino, o orçamento público disponível, a remuneração docente e os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social. Constatou-se que o Estado acelerou o processo de municipalização, transferindo matrículas para os municípios, e que houve redistribuição de recursos do fundo entre as redes de ensino. Em relação à remuneração docente, o Estado pagou o Piso Salarial Profissional Nacional no início da carreira, mas o Piso não tem a mesma incidência de valorização ao longo da carreira do professor. Muitos municípios não pagaram o Piso, mas garantiram a jornada de trabalho de 1/3 extraclasse. Apesar de os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social terem respondido às normativas da União em sua composição, ainda têm sido bastante heterogêneos em cada ente federativo.
Téléchargements
Références
ALVARENGA, Darlan. Brasil deve ter a 14ª maior taxa de desemprego do mundo em 2021, aponta ranking com 100 países. G1: Economia, Rio de Janeiro, 11 abr. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/04/11/brasil-deve-ter-a-14a-maior-taxa-de-desemprego-do-mundo-em-2021-aponta-ranking-com-100-paises.ghtml. Acesso em: 15 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos art. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm. Acesso em: 1 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências Brasília, 2007a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 1 mar. 2023.
BRASIL. FNDE. Repasses consolidados. matrículas, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista por Estado e Municípios: 2007. Brasília: FNDE, 2007b. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/area-para-gestores/dados-estatisticos. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: A Presidência, 2008a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. MPE. Subsídio ao Ministério Público para o acompanhamento do Fundeb. Brasília: MPE, 2008b. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/subsidios_mp_fundeb.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Repasses consolidados. matrículas, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista por Estado e Municípios: 2009. Brasília: FNDE, 2009a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/area-para-gestores/dados-estatisticos. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Municípios: Mato Grosso do Sul: relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2009b. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Municipal_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Estados: Mato Grosso do Sul: relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2009c. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Estados_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 19 abr. 2018.
BRASIL. FNDE. Repasses consolidados: matrículas, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista por Estado e Municípios: 2020. Brasília: FNDE, 2019. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/area-para-gestores/dados-estatisticos. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o to das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Brasília: A Presidência, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc108.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Brasília: A Presidência, 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14113.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Municípios: Brasil: Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: IBGE, 2020c. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020.Brasília: INEP, 2020d. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Estados: Mato Grosso do Sul: relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2020e. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Estados_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Municípios: Mato Grosso do Sul: Relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2020f. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Municipal_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Cidades: Brasil: Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: IBGE, 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. INEP/MEC. Resumo técnico: censo da educação básica estadual 2020 [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2021b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_do_estado_de_mato_grosso_do_sul_censo_da_educacao_basica_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Ranking atualizado até dia 29/04/2020. Campo Grande: A Federação, 2020. Disponível em: https://fetems.org.br/fetems/wp-content/uploads/2021/12/ranking-salarial-2020-professores.pdf . Acesso em: 30 jan. 2023.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Política públicas de educação: o financiamento da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. 2001. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2001.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola.; FERNANDES, Solange Jarcem. Vencimento salarial docente: o caso do Fundeb e do PSPN. Retratos da Escola, [s. l.], v. 10, n. 18, p. 275-292, 2016. DOI: 10.22420/rde.v10i18.664. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/664. Acesso em: 30 jan. 2023.
FERNANDES, Maria Dilneia Espíndola.; FERNANDES, Solange Jarcem.; CAMPO, Viviane Gregório de. Remuneração docente: efeitos do plano de cargos, carreira e remuneração em contexto municipal. Ensaio: aval. pol. Públ .Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 106, p. 25-44, mar. 2020.
FERNANDES, Maria Dilneia. Espíndola.; PEREIRA, Eduardo Tadeu.; BEZERRA, Maria do Socorro Saes Felipe. A política educacional brasileira no contexto do regime de austeridade fiscal. Revista Educação e Políticas em Debate, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 29-45, jan./abr.2021.
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Universidade Federal do Paraná. Dados Educacionais. Curitiba: O Laboratório, 2021. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/sobre. Acesso em: 1 mar. 2023.
LAMOS, Lissandra. Pecuária, espaço e recursos no Mato Grosso do Sul: Brasil. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, [s. l.], v. 15, n. 37, p. 249-268, ago., 2020.
MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 3.368, de 3 de maio de 2007. Cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, e o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, e dá outras providências. Campo Grande: SED (MS), 2007. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/Lei-3.368-de-3-de-maio-de-2007.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 4.621, de 22 de dezembro de 2014. Aprova o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Campo Grande: SED (MS), 2014. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/pee-ms-2014.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. Pro-Desenvolve. Campo Grande: A Secretaria, 2021. Disponível em: http://www.ms.gov.br/pro-desenvolve-governo-regulamenta-fundo-inovador-de-fomento-a-economia-dos-municipios-de-ms/. Acesso em: 22 abr. 2021.
MATO GROSSO SUL. Lei Complementar n. 087, de 31 de janeiro de 2020. Dispõe sobre o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. Campo Grande: TJMS, 2020. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/public/pdf-legislacoes/lei_complementar_n._87-t.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
MATOS, Jéssica Maiure Chaves.; SOARES, Lucineide Maria dos Santos.; SOARES, Marina Gleika Felipe. Controle Social dos Recursos do FUNDEB: desafios e perspectivas do conselho em um município piauiense. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 12, n. 1, p.1-15, 2022.
MISSIO, Fabrício José.; RIVAS, Rozimare Marina Rodrigues. Aspectos da formação econômica de Mato Grosso do Sul. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 601-632, jul./set. 2019.
Fundação Oswaldo Cruz. RADIS - Comunicação e Saúde. Brasil de volta ao Mapa da Fome. Rio de Janeiro: A Fundação, 2020. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/noticias/brasil-de-volta-ao-mapa-da-fome#access-content . Acesso em: 15 abr. 2021.
ROLIM, Rosana Maria Gemaque. A política de fundos no financiamento da educação básica: considerações acerca do fortalecimento do projeto de educação pública de qualidade. Revista Educação e Políticas em Debate, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 54-74, jan./abr. 2021.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Política de fondos en Brasil para el financiamiento de la educación y los desafíos de equidad y calidad. Propuesta Educativa, [s. l.], Año 28, n. 52, p. 24-40, nov. 2019.
SANCHEZ, Izabela. Reordenamento no ensino estadual fecha quatro escolas em MS. Campo Grande News: Cidades, Campo Grande, 03 jan. 2019. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/reordenamento-no-ensino-estadual-fecha-quatro-escolas-em-ms. Acesso em: 23 abr. 2021.
SONOBE, Aline; PINTO, José Marcelino de Rezende; RIBEIRO, Josete Maria Gangussu. Análise da evolução dos gastos por aluno em alguns estados brasileiros, suas respectivas capitais e sua relação com o Fundeb. RBPAE, [s.l.], v. 34, n. 2, p. 395 - 411, maio/ago. 2018.
VENTURA, Deisy; REIS, Rosana. A linha do tempo da estratégia federal de disseminação da Covid-19: um ataque sem precedentes aos direitos humanos no Brasil. Direitos Humanos: Boletim n. 10: Direitos na pandemia: mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil. São Paulo: CEPEDISA CONECTAS, 2021. Disponível em: https://www.conectas.org/publicacoes/download/boletim-direitos-na-pandemia-no-10. Acesso em: 15 abr. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.