The performance of Fundeb in the state of Mato Grosso do Sul (2009 t0 2020)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824542023100Keywords:
education policy, basic education, education funding, Fundeb in the state of Mato Grosso do SulAbstract
The paper presents an analysis of the implementation of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals (Fundeb) from 2009 to 2020 in the state of Mato Grosso do Sul, encompassing both state and municipal education networks. The investigation included data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the Information System on Public Budgets in Education (SIOPE), hosted in the Federal Funding for Education (FNDE) website, the Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), the Educational Policies Research Centre, at the Federal University of Paraná, documents collected at state and municipal levels, and documents produced by the Teachers Union movement and by the press. The dimensions addressed in the analysis considered the enrolment of the educational networks, the public budget available, the teacher remuneration, and the Social Monitoring and Control Councils. The state accelerated the municipalization process, by transferring the enrolments to the municipalities, and the funds were redistributed among the educational networks. Regarding teacher remuneration, the state paid the National Professional Minimum Salary (Piso Salarial Profissional Nacional, PSPN) at the beginning of the career, but the same incidence of appreciation is not guaranteed along the teachers’ career. Many municipalities did not pay the PSPN, but ensured the working hours with 1/3 extra-class. Although the Councils for Monitoring and Social Control have complied with the federal regulations in their composition, they are still quite heterogeneous in each federative entity.
Downloads
References
ALVARENGA, Darlan. Brasil deve ter a 14ª maior taxa de desemprego do mundo em 2021, aponta ranking com 100 países. G1: Economia, Rio de Janeiro, 11 abr. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/04/11/brasil-deve-ter-a-14a-maior-taxa-de-desemprego-do-mundo-em-2021-aponta-ranking-com-100-paises.ghtml. Acesso em: 15 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos art. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm. Acesso em: 1 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências Brasília, 2007a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 1 mar. 2023.
BRASIL. FNDE. Repasses consolidados. matrículas, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista por Estado e Municípios: 2007. Brasília: FNDE, 2007b. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/area-para-gestores/dados-estatisticos. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: A Presidência, 2008a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. MPE. Subsídio ao Ministério Público para o acompanhamento do Fundeb. Brasília: MPE, 2008b. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/subsidios_mp_fundeb.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Repasses consolidados. matrículas, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista por Estado e Municípios: 2009. Brasília: FNDE, 2009a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/area-para-gestores/dados-estatisticos. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Municípios: Mato Grosso do Sul: relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2009b. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Municipal_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Estados: Mato Grosso do Sul: relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2009c. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Estados_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 19 abr. 2018.
BRASIL. FNDE. Repasses consolidados: matrículas, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista por Estado e Municípios: 2020. Brasília: FNDE, 2019. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/area-para-gestores/dados-estatisticos. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o to das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Brasília: A Presidência, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc108.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Brasília: A Presidência, 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14113.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Municípios: Brasil: Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: IBGE, 2020c. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020.Brasília: INEP, 2020d. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Estados: Mato Grosso do Sul: relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2020e. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Estados_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. FNDE. Demonstrativos das receitas e despesas com MDE: Municípios: Mato Grosso do Sul: Relatório resumido da execução orçamentária. Brasília: FNDE, 2020f. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/RREO/RREO_Municipal_500840_6_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Cidades: Brasil: Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: IBGE, 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. INEP/MEC. Resumo técnico: censo da educação básica estadual 2020 [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2021b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_do_estado_de_mato_grosso_do_sul_censo_da_educacao_basica_2020.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Ranking atualizado até dia 29/04/2020. Campo Grande: A Federação, 2020. Disponível em: https://fetems.org.br/fetems/wp-content/uploads/2021/12/ranking-salarial-2020-professores.pdf . Acesso em: 30 jan. 2023.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Política públicas de educação: o financiamento da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. 2001. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2001.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola.; FERNANDES, Solange Jarcem. Vencimento salarial docente: o caso do Fundeb e do PSPN. Retratos da Escola, [s. l.], v. 10, n. 18, p. 275-292, 2016. DOI: 10.22420/rde.v10i18.664. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/664. Acesso em: 30 jan. 2023.
FERNANDES, Maria Dilneia Espíndola.; FERNANDES, Solange Jarcem.; CAMPO, Viviane Gregório de. Remuneração docente: efeitos do plano de cargos, carreira e remuneração em contexto municipal. Ensaio: aval. pol. Públ .Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 106, p. 25-44, mar. 2020.
FERNANDES, Maria Dilneia. Espíndola.; PEREIRA, Eduardo Tadeu.; BEZERRA, Maria do Socorro Saes Felipe. A política educacional brasileira no contexto do regime de austeridade fiscal. Revista Educação e Políticas em Debate, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 29-45, jan./abr.2021.
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Universidade Federal do Paraná. Dados Educacionais. Curitiba: O Laboratório, 2021. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/sobre. Acesso em: 1 mar. 2023.
LAMOS, Lissandra. Pecuária, espaço e recursos no Mato Grosso do Sul: Brasil. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, [s. l.], v. 15, n. 37, p. 249-268, ago., 2020.
MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 3.368, de 3 de maio de 2007. Cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, e o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, e dá outras providências. Campo Grande: SED (MS), 2007. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/Lei-3.368-de-3-de-maio-de-2007.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 4.621, de 22 de dezembro de 2014. Aprova o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Campo Grande: SED (MS), 2014. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/pee-ms-2014.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. Pro-Desenvolve. Campo Grande: A Secretaria, 2021. Disponível em: http://www.ms.gov.br/pro-desenvolve-governo-regulamenta-fundo-inovador-de-fomento-a-economia-dos-municipios-de-ms/. Acesso em: 22 abr. 2021.
MATO GROSSO SUL. Lei Complementar n. 087, de 31 de janeiro de 2020. Dispõe sobre o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. Campo Grande: TJMS, 2020. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/public/pdf-legislacoes/lei_complementar_n._87-t.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
MATOS, Jéssica Maiure Chaves.; SOARES, Lucineide Maria dos Santos.; SOARES, Marina Gleika Felipe. Controle Social dos Recursos do FUNDEB: desafios e perspectivas do conselho em um município piauiense. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 12, n. 1, p.1-15, 2022.
MISSIO, Fabrício José.; RIVAS, Rozimare Marina Rodrigues. Aspectos da formação econômica de Mato Grosso do Sul. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 601-632, jul./set. 2019.
Fundação Oswaldo Cruz. RADIS - Comunicação e Saúde. Brasil de volta ao Mapa da Fome. Rio de Janeiro: A Fundação, 2020. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/noticias/brasil-de-volta-ao-mapa-da-fome#access-content . Acesso em: 15 abr. 2021.
ROLIM, Rosana Maria Gemaque. A política de fundos no financiamento da educação básica: considerações acerca do fortalecimento do projeto de educação pública de qualidade. Revista Educação e Políticas em Debate, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 54-74, jan./abr. 2021.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Política de fondos en Brasil para el financiamiento de la educación y los desafíos de equidad y calidad. Propuesta Educativa, [s. l.], Año 28, n. 52, p. 24-40, nov. 2019.
SANCHEZ, Izabela. Reordenamento no ensino estadual fecha quatro escolas em MS. Campo Grande News: Cidades, Campo Grande, 03 jan. 2019. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/reordenamento-no-ensino-estadual-fecha-quatro-escolas-em-ms. Acesso em: 23 abr. 2021.
SONOBE, Aline; PINTO, José Marcelino de Rezende; RIBEIRO, Josete Maria Gangussu. Análise da evolução dos gastos por aluno em alguns estados brasileiros, suas respectivas capitais e sua relação com o Fundeb. RBPAE, [s.l.], v. 34, n. 2, p. 395 - 411, maio/ago. 2018.
VENTURA, Deisy; REIS, Rosana. A linha do tempo da estratégia federal de disseminação da Covid-19: um ataque sem precedentes aos direitos humanos no Brasil. Direitos Humanos: Boletim n. 10: Direitos na pandemia: mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil. São Paulo: CEPEDISA CONECTAS, 2021. Disponível em: https://www.conectas.org/publicacoes/download/boletim-direitos-na-pandemia-no-10. Acesso em: 15 abr. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Linhas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.