Jornal Despertar: vestígios de ações em prol do civismo na educação rural em Caxias do Sul/RS (1947-1954)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824542023390Mots-clés :
civismo, educação rural, eventos, imprensa pedagógicaRésumé
O objeto de estudo neste artigo é o Jornal Despertar, um dispositivo da cultura material escolar, produzido pela Diretoria de Instrução Pública de Caxias do Sul/RS, durante o período de 1947 a 1954. A pesquisa analisou os exemplares do jornal para identificar evidências que pudessem cooperar para a compreensão sobre o modo como o impresso, associado à promoção de eventos nas localidades rurais, foi usado para a promoção de conteúdos e de representações, que intentavam a difusão de saberes e a disseminação de uma cultura cívica, objetivando forjar condutas, práticas e hábitos exercitados no cotidiano de vida nas áreas rurais. O aporte teórico tem por base a História Cultural e, como metodologia, utilizou-se a análise documental histórica. Os resultados da investigação indicam que o órgão municipal de ensino seguia uma orientação pedagógica influenciada pelas políticas desenvolvidas no período, assemelhando-se ao que era produzido em escolas de outras regiões do país. Também possibilitou identificar que os eventos desenvolvidos no contexto da escola rural Caxiense ratificavam o discurso encontrado no Despertar e, do mesmo modo, eram legitimados pelos textos publicados no impresso, o que pode ter influenciado a adoção de certas práticas pelas comunidades do interior do município de Caxias do Sul.
Téléchargements
Références
BASTOS, Maria Helena Camara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. Revista brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n. 34, p. 166-168, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100013. Acesso em: 02 jan. 2018.
BENVENUTTI, Esther Troian. Entrevista concedida a Juventino Dal Bó e Liliana Alberto Henrichs. Caxias do Sul, 1983, fg 004-005. Entrevista.
CÂNDIDO, Renata Marcílio. Culturas da escola: as festas nas escolas públicas paulistas (1890-1930). p. 154. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012008-163237/publico/DissertacaoRenataMarcilio.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manoela Galhardo. Lisboa: Difusão, 1988.
COSTA, Verônica Albano Viana. Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no estado novo (1937-1945). p. 190. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC84PJYM/1/microsoft_word___disserta__o_completa.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
DEWES, Elisângela Cândido da Silva. “O Despertar”: uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954). (Dissertação em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.
DIA do trabalho. Despertar. Caxias do Sul, ano 5, n. 37, set. 1951, p. 4. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
INAUGURAÇÃO de prédios escolares. Despertar. Caxias do Sul, ano 2, n. 12, p. 9, maio, jun. 1949a. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
INAUGURAÇÃO de prédios escolares. Despertar. Caxias do Sul, ano 3, n. 27, set. 1950a. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento das prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
GATTI, Cristina do Valle; SOARES, Edilene Alexandra Leal. A educação para o civismo e o patriotismo no Colégio Triângulo Mineiro de Uberaba (Minas Gerais, Brasil) nas décadas de 1940 e 1950. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 43, p. 187-210, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/view/646/v55n43. Acesso em: 10 dez. 2020.
LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, 1875 a 1930. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
MANDAMENTOS CÍVICOS. Despertar. Caxias do Sul, ano 5, n. 4, p. 1, mai. 1952b. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
NIEDERAUER, Demetrio. Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Governador Dr. Walter Jobim. Caxias do Sul: [Prefeitura Municipal], 1948. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/uploads/r/unidade-arquivo-publico-4/6/b/e/6be58ce0f8d5a9615acb158c95a7ec08498b60f66575e417a3fe4c77127f73fa/BR_RS_APMCS_PM-01-01-01.01.06-41_1947_.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.
SANTOS, Onil Xavier. Despertar. Caxias do Sul, ano 8, n. 64, p. 1, set. 1954. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
SEMANA da Pátria. Despertar. Caxias do Sul, ano 6, n. 45, p. 2, set. 1952a. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
O Estudo é a base da sabedoria. Despertar, ano 2, n. 12, p. 1, mai., jun. 1949b. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-4. Acesso em: 03 jan. 2018.
PEDROTII, Zení. O Dever. Despertar. Caxias do Sul, ano II, n. 9, p. 11, set. 1948a. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
PROGRAMA dos festejos para os dias 6 e 7. Despertar. Caxias do Sul, ano II, n. 9, p. 19, set. 1948c. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
REIS, Dorval. 19 de Novembro. Despertar. Caxias do Sul, ano II, n. 11, p. 1, nov. 1948b. Disponível em: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-Despertar-3 . Acesso em: 03 jan. 2018.
RIBEIRO, Genes Duarte. A Professora da nação: as festas cívicas e as escolas na Paraíba. p. 234. 2017. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9899/2/Arquivototal.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
SILVA, João Carlos da. O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim: as propostas do apostolado positivista para a educação brasileira (1870-1930). 2008. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2008.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Revolução de 30. In: BRASIL escola. Goiânia: Rede Omnia. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolucao-30.htm. Acesso em: 21 set. 2018. SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.
SOUZA, José Edimar de Souza. A festa da Pátria: memórias cívicas na área rural de Novo Hamburgo (1930-1970). São Leopoldo. Artelogie, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/artelogie/6416. Acesso em: 5 jun. 2020.
SOUZA, José Edimar de. As escolas isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952). 2015. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.
YANES Adriana Figueiredo. Cerimonial, protocolo e etiqueta em eventos. São Paulo: Érica, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.