O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades

Auteurs

  • Cláudio Marques Martins Nogueira

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723821452020100

Résumé

O artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.

Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2020-05-04

Comment citer

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 100–120, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020100. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100. Acesso em: 22 nov. 2024.