O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020100Abstract
O artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.
Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.