Jogo da memória “Mulheres na Arte e na Moda”: Cultura Visual, criatividade e alteridade na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6976Palavras-chave:
cultura visual, arte e moda, roupa de artista, jogo da memória, criatividadeResumo
O presente artigo marca a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão junto ao programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Ensino, através do projeto Territórios de (R)existências: corpo, arte e moda - potências moleculares. Objetiva-se apresentar a construção e aplicação do jogo da memória “Mulheres na Arte e na Moda”, realizar uma breve discussão conceitual sobre a “roupa de artista” e outros aspectos que interrelacionam o campo da arte e da moda. Argumenta-se que esse jogo atua como um “disparador ludo-pedagógico”, cuja aplicação funciona como uma ferramenta para a criação de didáticas em aulas de artes, moda, design e outras áreas educativas, tais como escolas e grupos na comunidade, cenários em que a cultura visual se faz presente, por meio de oficinas que estimulem a criatividade.
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