Jogo da memória “Mulheres na Arte e na Moda”: Cultura Visual, criatividade e alteridade na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6976

Palavras-chave:

cultura visual, arte e moda, roupa de artista, jogo da memória, criatividade

Resumo

O presente artigo marca a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão junto ao programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Ensino, através do projeto Territórios de (R)existências: corpo, arte e moda - potências moleculares. Objetiva-se apresentar a construção e aplicação do jogo da memória “Mulheres na Arte e na Moda”, realizar uma breve discussão conceitual sobre a “roupa de artista” e outros aspectos que interrelacionam o campo da arte e da moda. Argumenta-se que esse jogo atua como um “disparador ludo-pedagógico”, cuja aplicação funciona como uma ferramenta para a criação de didáticas em aulas de artes, moda, design e outras áreas educativas, tais como escolas e grupos na comunidade, cenários em que a cultura visual se faz presente, por meio de oficinas que estimulem a criatividade.

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Biografia do Autor

Ana Cleia Christovam Hoffmann, Universidade Feevale

Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, junto a linha de pesquisa Linguagens e Ensino. Docente no curso de Moda (desde 2011), ministrando as disciplinas de Traje de Cena, Criação e Produção de Imagens de Moda, Personal Stylist, Produção de Eventos de Moda, Marketing na Moda e Trabalho de Conclusão de Curso - Desenvolvimento de Coleção. Já ministrou as disciplinas de Varejo de Moda, Gestão do Design e Cor e composição e, no curso de Design, ministrou a disciplina de Laboratório de Criatividade. Coordenou o Projeto de Ensino Projeta-me, organizando o desfile vinculado ao trabalho de conclusão dos alunos de 2013 à 2020. Participa, ministrando oficinas,  junto da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. É professora de yoga na Penitenciária feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialização em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Graduação em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2009). É produtora de moda, performer e figurinista. 

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Publicado

16-06-2025

Como Citar

HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Jogo da memória “Mulheres na Arte e na Moda”: Cultura Visual, criatividade e alteridade na escola. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6976. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26976. Acesso em: 12 jul. 2025.