Corpo e estética: imersão em um rolêzinho do passinho dos Maloka no Recife
inmersión en un “rolêzinho” del “Passinho dos Maloka” en Recife
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630612021e0149Palavras-chave:
Passinho dos Maloka, Estética, CorporalidadeResumo
Este trabalho pretende costurar conteúdos resultantes de uma imersão etnográfica nos populares “rolêzinhos” do “Passinho dos Maloka” na rua Tauá, região periférica do bairro de Santo Amaro, na cidade do Recife, Pernambuco, em fevereiro de 2020, bem como o “pós-rolê” nas proximidades do baile, este situado na vizinha cidade de Olinda. Discute-se aqui, para além de evocar o florescimento do fenômeno do “Passinho” e do “bregafunk” em âmbito nacional, a estética, sobretudo o vestir, como dispositivo para construção de identidade, as narrativas corporais sexualizadas através da dança ritmada pelos grupos de sujeitos, racialização, gênero, cultura periférica pernambucana, bem como os temidos finais de “rolês”, nem sempre muito bonançosos.
Downloads
Referências
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 1988
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015.
SOARES, Thiago. Ninguém é perfeito e a vida é assim: a música Brega em Pernambuco. Recife: Outros críticos, 2017.
VENTURA, Zuenir. Cidade Partida. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
VILLAÇA, Nízia. A periferia pop na idade mídia. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simone Grace de Barros, Manoel Alexandre Ferreira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".