A moda e a decolonialidade: encruzilhadas no sul global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e0146

Palavras-chave:

teoria da moda, decolonialidade, encruzilhadas

Resumo

O artigo apresenta um debate teórico sobre as ideias que dialogam com a perspectiva decolonial aplicada à moda, assim como trazer os desenvolvimentos teóricos arrolados no contexto do Sul global. Para tanto, emprega-se um conjunto de autores da área de moda que vem, desde meados dos anos 1990, realizando uma crítica importante a determinados conceitos que formam a base de reflexão da disciplina, como é o caso da própria noção de moda. Assim, o artigo tem o objetivo de questionar o sistema de autorização da moda e o pressuposto de que ela seria um exclusivo ocidental. A crítica se direciona à matriz colonial de pensamento que produz e reproduz uma divisão binária entre os povos, submetidos à classificação que os opõe entre “com moda” ou “sem moda”.

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Biografia do Autor

Carolina Casarin, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-04-15

Como Citar

CASARIN, Carolina; ROSA JÚNIOR, João Dalla; SANTOS, Heloisa; COSTA, Carla Aparecida; MEDRADO, Michelle. A moda e a decolonialidade: encruzilhadas no sul global. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 01–12, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e0146. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20146. Acesso em: 21 nov. 2024.