Aspectos da moda no espaço escolar: inclusão, identificação e exclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020201

Palavras-chave:

moda , espaço escolar , comunicação

Resumo

O presente artigo deriva de um trabalho de conclusão de curso, este que teve como objetivo analisar os signos da moda presentes no ambiente escolar compreendendo de que forma ela é percebida, estabelecendo possíveis caracterizações de exclusão identificação e inclusão. Nesse sentido, o estudo classificou-se de natureza aplicada, e compreendeu-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, transcorrendo em um viés de Moda, Semiótica Peirceana e Educação. Os resultados apresentaram que a moda se materializa no espaço da escola como um meio de comunicação, pois é por meio dela que os estudantes se conhecem como parte do ambiente. Bem como a moda é mediadora de relações dentro desse espaço.

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Biografia do Autor

Laise Ziger, UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ

Discente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da UNOCHAPECÓ. Bacharela em Design de Moda pela UNOCHAPECÓ. Bolsista da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste – FUNDESTE. Integrante do Grupo de Pesquisas Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas.

Edivaldo José Bortoleto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Possui Graduação em Filosofia-Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), Mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina. 

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

ZIGER, Laise; BORTOLETO, Edivaldo José. Aspectos da moda no espaço escolar: inclusão, identificação e exclusão. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 201–209, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16366. Acesso em: 21 nov. 2024.