Diálogos entre iluminação cênica e o exercício da docência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0009Palabras clave:
Iluminação de cena, Teatros-Efeitos especiais, Arte-Estudo e ensino, Formação profissionalResumen
O artigo a seguir estabelece diálogos entre a Iluminação Cênica como linguagem componente da Encenação Teatral, com o exercício da docência e a formação de professores de Teatro nos cursos de nível superior. São discutidas duas perspectivas, a primeira quanto a formação de docentes pelo entendimento do conceito de artista-docente e a outra sobre os processos de formação de iluminadores no Brasil, considerando a teoria e a prática como territórios indissociáveis.
Descargas
Citas
ARAÚJO, J. S. O. A cena ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em: https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/A_Cena_Ensina__ARAUJO_S%e1vio.pdf. Acesso em: 17 set. 2019.
CABRAL, B. A. V. Mediação em teatro: o professor como artista e pedagogo. In: CONTIERO, L.; SANTOS, F.F.; FERNADES, V.S. (org.). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 55-70
CAMARGO, R. G. Função estética da luz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
COHEN, M. A. Cenografia Brasileira Século XXI: Diálogos possíveis entre a prática e o ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 8 de março de 2004 - Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 24, 15 mar. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0404teatro.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.
COSTA, R. F. Oficina de Iluminação e a Construção de Espetáculo: anotações para uma proposta pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal 2010.
LUCIANI, N. M. Iluminação Cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. 2014. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e53.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
MOTTA, G. Cenografia e Indumentária na Arte-Educação. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. p. 103-112.
PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
ROSA, W. A encenação em situação de ensino e aprendizagem: uma contribuição pedagógica possível. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
TELLES, N. Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas em sala de aula. Campinas: Papirus, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Gabriela Pereira Fregoneis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.