Classificação das habilidades motoras na ação pianística

Autores/as

  • Helena Dalbosco Gonçalves Udesc
  • Maria Bernardete Castelan Póvoas Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312904062009426

Palabras clave:

ação pianística, coordenação motora, execução musical

Resumen

Este estudo fez parte do projeto de pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares. O objetivo principal desta parte da pesquisa foi discutir sobre a classificação das habilidades motoras apresentada pelos autores Richard Magill (2001) e Richard Schmidt (2001), relacionando argumentos destes autores com aspectos da técnica pianística. Entende-se que a habilidade motora deve ser desenvolvida através de uma prática consciente que objetive a produção efetiva do movimento com o máximo de certeza, menor dispêndio de energia e em menor tempo. Foram desenvolvidas estratégias de estudo baseados em pressupostos básicos da ergonomia e cinesiologia com o objetivo desenvolver uma prática mais eficiente ao piano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-12

Cómo citar

DALBOSCO GONÇALVES, Helena; CASTELAN PÓVOAS, Maria Bernardete. Classificação das habilidades motoras na ação pianística. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 426–429, 2018. DOI: 10.5965/1808312904062009426. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14203. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

Música

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.