Aprendizagem e coordenação motora: relações interdisciplinares para o aperfeiçoamento da performance pianística

Autores

  • Arele Almeida Vachtchuk UDESC
  • Maria Bernardete Castelan Póvoas UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008620

Palavras-chave:

Aprendizagem Motora, Habilidade Motora, Interdisciplinaridade, Ação Pianística

Resumo

A pesquisa “Ação pianística e coordenação motora: relações interdisciplinares1” tem como objetivo levantar informações que auxiliem na conscientização do movimento e no aperfeiçoamento da execução pianística. Nesta investigação foram abordados temas relacionados à aprendizagem motora, sendo estabelecidas analogias entre questões de áreas como biomecânica, cinesiologia e ergonomia às discussões técnico-instrumentais. Foram realizadas comparações entre o material estudado e a prática pianística, utilizando-se o recurso técnico-pianístico de flexibilização do movimento, ciclos de movimento, proposto por Póvoas (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

ALMEIDA VACHTCHUK, Arele; CASTELAN PÓVOAS, Maria Bernardete. Aprendizagem e coordenação motora: relações interdisciplinares para o aperfeiçoamento da performance pianística. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 620–630, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008620. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15496. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Música