Ação pianística e interdisciplinaridade: aplicando conceitos de coordenação e aprendizagem motora ao piano

Autores

  • Maria Bernardete Castelan Póvoas Udesc
  • Fernando Pabst Silva Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312904062009400

Palavras-chave:

piano, coordenação motora, aprendizagem motora

Resumo

Vinculado à pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares, este estudo visa problematizar e confrontar questões da didática e prática pianística com argumentos advindos de uma revisão bibliográfica interdisciplinar, mais especifica- mente das áreas de cinesiologia, biomecânica e ergonomia. Abrangendo a diversidade da proposta, foram utilizados trechos musicais da literatura pianística a fim de exemplificação, traçando paralelos entre conceitos-chave da didática instrumental, noções das áreas de co- ordenação motora e o recurso ciclos de movimento – técnica de flexibilização e conscientização corporal visando a plasticidade dos movimentos dos membros superiores – proposto por Póvoas (1999). Também foram esboçadas soluções para questões tangentes ao relaxamento, regulação e ação pianística, tendo como prioridade a aplicação prática de conceitos interdisciplinares ao planejamento do desempenho instrumental.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

CASTELAN PÓVOAS, Maria Bernardete; PABST SILVA, Fernando. Ação pianística e interdisciplinaridade: aplicando conceitos de coordenação e aprendizagem motora ao piano. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 400–405, 2018. DOI: 10.5965/1808312904062009400. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14198. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Música