Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento

Autores

  • Fernando Pabst Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010293

Palavras-chave:

ação pianística, aprendizagem motora, desempenho motor, didática

Resumo

Este artigo procura levantar dados advindos de áreas como a ergonomia, cinesiologia e biomecânica que venham ajudar a compreensão da ação pianística. Essa investigação tem o intuito de cruzar e confrontar informações vindas de áreas adjacentes, ou seja, interdisciplinarmente, com o objetivo de informar a concepção de um sistema didático para a ação pianística que inclua conhecimentos mais amplos. Através do questionamento de práticas comuns da didática instrumental, este fundamentado nas noções de aprendizagem e desempenho motor da área das ciências do movimento, foi lançada uma hipótese de trabalho baseada nos conceitos de Póvoas (1999). A partir de um fragmento musical de Sergei Rachmaninov, que ilustra a aplicação dos ciclos de movimentos, foi traçado um esboço de uma didática pianística sintética que integra conhecimentos da ação pianística conceituados pela autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

PABST SILVA, Fernando. Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 293–302, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010293. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14093. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Música

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)