Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento

Autores

  • Fernando Pabst Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010293

Palavras-chave:

ação pianística, aprendizagem motora, desempenho motor, didática

Resumo

Este artigo procura levantar dados advindos de áreas como a ergonomia, cinesiologia e biomecânica que venham ajudar a compreensão da ação pianística. Essa investigação tem o intuito de cruzar e confrontar informações vindas de áreas adjacentes, ou seja, interdisciplinarmente, com o objetivo de informar a concepção de um sistema didático para a ação pianística que inclua conhecimentos mais amplos. Através do questionamento de práticas comuns da didática instrumental, este fundamentado nas noções de aprendizagem e desempenho motor da área das ciências do movimento, foi lançada uma hipótese de trabalho baseada nos conceitos de Póvoas (1999). A partir de um fragmento musical de Sergei Rachmaninov, que ilustra a aplicação dos ciclos de movimentos, foi traçado um esboço de uma didática pianística sintética que integra conhecimentos da ação pianística conceituados pela autora.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

PABST SILVA, Fernando. Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 293–302, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010293. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14093. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Música

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