Classificação das habilidades motoras na ação pianística
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009426Palavras-chave:
ação pianística, coordenação motora, execução musicalResumo
Este estudo fez parte do projeto de pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares. O objetivo principal desta parte da pesquisa foi discutir sobre a classificação das habilidades motoras apresentada pelos autores Richard Magill (2001) e Richard Schmidt (2001), relacionando argumentos destes autores com aspectos da técnica pianística. Entende-se que a habilidade motora deve ser desenvolvida através de uma prática consciente que objetive a produção efetiva do movimento com o máximo de certeza, menor dispêndio de energia e em menor tempo. Foram desenvolvidas estratégias de estudo baseados em pressupostos básicos da ergonomia e cinesiologia com o objetivo desenvolver uma prática mais eficiente ao piano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.