Showing seeing uma crítica da cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010239Palabras clave:
estética, história da arte, comunicação e estudos culturais, disciplina(s) e interdisciplinariedade, estudos de imagem, mídia e estudos de mídia, pedagogia, poética, retóricaResumen
Este ensaio tem como objetivo mapear as principais questões em torno dos estudos visuais como a sua recente transformação em um campo acadêmico, o seu conceito teórico ou objeto de pesquisa e ensino. Após um levantamento de algumas das resistências encontradas pelo estudos visuais em áreas como história da arte, estética e estudos de mídia, e considerando que os estudos visuais vem desempenhando o papel de “suplemento perigoso” para tais campos do saber; este ensaio reflete uma discussão sobre algumas das principais ideias que contribuem positiva ou negativamente para o campo dos estudos visuais. Falsas verdades ou mitos incluem noções de desmaterialização da imagem e do apagamento das fronteiras entre arte e não arte, entre comunicação visual e verbal. Incluem-se também falsas noções de que exista uma mídia exclusivamente visual. A aposta da crítica política do iconoclasta (por exemplo, a derrubada de “regimes escópicos”) também são questionadas, além da proposição de uma estratégia alternativa (Nietzschiana) de “reverberação dos ídolos”. O ensaio conclui com a descrição de estratégias pedagógicas no ensino da cultura visual, centradas em um exercício chamado pelo autor de “showing seeing”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.