Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais

Autores

  • André Ricardo Paim de Campos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Napoleão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012444

Palavras-chave:

heráldica, marca gráfica, gestão de design, branding, brasões

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

CAMPOS, André Ricardo Paim de; NAPOLEÃO, Eduardo; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 444–463, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012444. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13974. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Design

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)