O OcupaCIC e o Setor Cultural Catarinense: o diferencial técnico proposto para uma política de arte e cultura
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012084Palavras-chave:
cultura, política, representaçãoResumo
O OcupaCIC é uma ação política estadual integrada por diversos profissionais da cultura catarinense assim como da comunidade em geral. O objetivo é discutir os conceitos e os modos sobre os quais a cultura de Santa Catarina se apoia, debatendo sobre como o governo e os profissionais têm produzido arte e cultura. Este artigo tece uma crítica, considerando como procedimento metodológico o diferencial técnico proposto pelo movimento OcupaCIC: discutir a arte e a cultura dentro do contexto social vivo, e não fora dele. O mesmo procedimento é também proposto por Walter Benjamin, em O Autor como Produtor, quando este comenta a obra de Bertolt Brecht e o seu diferencial técnico perante a produção artística de sua época, deixando claro que a produção está diretamente ligada à visão política do seu autor. Assim, o artigo estabelece uma crítica baseada em alguns conceitos discutidos por Benjamin, como “representação” e “alegoria”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.