Dirceu: a potência da composição performativa e suas micropolíticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019037

Palavras-chave:

Núcleo do Dirceu, Performance, Micropolítica

Resumo

Aborda as micropolíticas produzidas pelo Núcleo do Dirceu nas composições estabelecidas com a comunidade do bairro Dirceu, em Teresina, durante o processo de criação da obra 1000 Casas, no período de 2011 a 2012. O percurso cartográfico desta escrita aborda aspectos dos dispositivos presentes nas interações e experiências dos sujeitos envolvidos na performance. Para tanto, discute a precariedade e performance à luz de autores como Lígia Clark, Eleonora Fabião e Jacques Rancière, considerando questões e tensões do fazer político nas relações entre arte e vida, público e privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildegarda Sampaio, Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA

Mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa PROCEDA - Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança(CNPQ). Técnica de Cultura do SESC de Teresina (PI).

Lúcia Helena Alfredi de Matos, Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA

Doutora em Artes Cênicas (UFBA). Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2018-2019). Professora Associado II da Escola de Dança da UFBA (graduação e no Mestrado e Doutorado PPGDança). Líder do Grupo de Pesquisa PROCEDA - Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança.  Autora de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior. Autora do livro Dança e diferença (EDUFBA, 2012/ 2ª ed ampliada 2014) e do Mapeamento da dança: diagnóstico da dança em oito capitais de cinco regiões do Brasil (UFBA, 2016).

Referências

Casas Bonecas. [Teresina: s.n.], 2011. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Jacob Alves. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjByg3X6sm0. Acesso em: 05 nov. 2019.

BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgína; ESCOSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

CINETEATRO: Núcleo do Dirceu. [S.l.: s.n.], 2012. 1 vídeo (84 min.). Publicado pelo canal festivalpanorama. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JZ5BUU060H8. Acesso em: 05 nov. 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012. v. 3.

EVELIN, Marcelo. Marcelo Evelin. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 240.

FABIÃO, Eleonora. Performance e precariedade. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio Wellington de. A performance ensaiada: ensaios sobre a performance contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.

FIGUEIREDO, Luciano (org.). Cartas 1964-1974: Lygia Clark & Hélio Oiticica. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998.

FUNARTE. 1000 Casas: FID na Funarte MG. Rio de Janeiro: Funarte, 2013. Disponível em: http://www.funarte.gov.br/evento/1-000-casas-fid-na-funarte-mg/. Acesso em: 20 set. 2019.

GREINER, Christine; ESPÍRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sônia (org.). Cartografia Rumos Itaú Cultural dança: formação e criação. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.

IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

MATOS, Lúcia. Danza e diferencia. In: ENCUENTRO ANDANZAS, 2015, Lima. Conferência [...]. Lima: Pontificia Universidad Catolica del Peru, 2015. Não publicado.

NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012.

NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Direção artística: Marcelo Evelin. Teresina, [2011]. Disponível em: https://www.demolitionincorporada.com/1000casas. Acesso em: 05 nov. 2019.

PHELAN, Peggy. A ontologia da performance: representação sem reprodução. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 24, p. 171-191, 1997.

PORTELA, Soraya. Soraya Portela. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 253.

PRECARIEDADE. In: DICIONÁRIO online do Michaelis. São Paulo: Melhoramentos, 2019. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/precariedade/. Acesso em: 25 fev. 2019.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

SILVA, Cleyde. Cleyde Silva. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 240.

STILL MÓVIL. Marcelo Evelin. [S.l]: Red Suramericana de Danza, [2011]. Disponível em: http://www.stillmovil.com/artistas/marcelo-evelyn?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2019.

TERESINA (PI). Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação. Perfil dos Bairros: Dirceu. Teresina, 2018. Disponível em: http://semplan.teresina.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/39/2018/08/ITARAR%C3%89-2018.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.

VILAR, Gerard. Arte Contemporânea e Precariedade. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 137-153, set. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/viewFile/76553/43758. Acesso em: 05 nov. 2019.

Publicado

2019-12-02

Como Citar

SAMPAIO, Hildegarda; MATOS, Lúcia Helena Alfredi de. Dirceu: a potência da composição performativa e suas micropolíticas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 037–051, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019037. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019037. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos