Extensão Universitária: política educacional que orienta políticas públicas locais
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v8i2.4384Resumo
A Universidade tem um compromisso com a formação de profissionais mais críticos, sensíveis com a realidade social e com visão humanista. Nesse sentido, a extensão universitária deve priorizar: a aproximação com a comunidade, levantamento de suas necessidades, elaboração de estratégias de resolução de problemas e prestação de serviços que gerem mudanças efetivas na realidade das mesmas. Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com objetivo de analisar a extensão universitária enquanto política educacional que orienta políticas públicas locais. Os sujeitos foram 46 discentes da Universidade Estadual de Santa Catarina, instituição com experiência em ações extensionistas. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário. Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Bardin. O estudo mostrou que a extensão universitária possibilita o processo de inserção, desvelamento e intervenção na realidade, constituindo-se enquanto ação educacional que orienta políticas públicas locais, que garantam a continuidade das intervenções sobre as demandas da sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-18
Como Citar
GOMES, Nadirlene Pereira; SANTOS, Alfredo Balduíno; ABIB, Stavros Wrobel; SANTOS, Vera Marques; FARIAS, Zelindro Ismael; CARNEIRO, Jordana Brock. Extensão Universitária: política educacional que orienta políticas públicas locais. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 65–79, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i2.4384. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4384. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos