Divulgação científica de um projeto extensionista pela métrica do Instagram Insights

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e2537

Palavras-chave:

tecnologia, informação, ciência, rede social

Resumo

O Instagram (IG) é uma ferramenta acessível a todos e é perceptível o seu grande potencial para divulgação e alcance dos mais diferentes públicos. Através desta rede social é possível que a pessoa que está do outro lado da tela embarque em uma aventura de conhecimento através das postagens com informações que chegam de maneira simples, divertida e dinâmica. Dentro desse contexto, artigo objetiva refletir sobre a utilização do IG como recurso para a divulgação científica do projeto extensionista intitulado BioCine: Cinema com Ciência, iniciado no período da pandemia de Covid-19, o qual, exibiu ao longo do ano de 2021, nove filmes longas-metragens e de animação que abordaram temáticas biológicas, com o intuito de promover debates científicos e realizar a divulgação de conteúdos de Ciências e Biologia. A ferramenta Insights do IG mostrou o aumento das interações nas postagens do projeto e sua relevância para os participantes, a análise das estatísticas auxiliou a tomada de decisões sobre as estratégias de divulgação científica mais adequadas para serem utilizadas. Em 2021, o Instagram (IG) do projeto BioCine contava com 200 publicações, das quais 41 apresentavam relevância acima de 30, em relação aos 203 seguidores do perfil do projeto. Na análise dos stories, o alcance máximo foi de 54 seguidores e somando todas as impressões obteve-se um resultado de 1.202 visualizações entre seguidores e não seguidores. Os resultados apresentados evidenciam que a utilização da ferramenta Insights do IG, impactou o processo de divulgação científica do projeto extensionista, aumentando tanto o número de participantes quanto o engajamento das publicações que tiveram um aumento de curtidas e comentários. Logo, mostrou-se como uma forma de levar conhecimento científico de qualidade aos mais diversos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen de Sousa Brasil, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Antonio Alcides Gomes Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Maria Isa Morais Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Laura Helena Pinto de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Projeto de Extensão BioCine do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Referências

BAREFOOT, D.; SZABO, J. Manual de marketing em mídias sociais. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2009.

BENITE, A. M. C. et al. Formação de professores de ciências em rede social: uma perspectiva dialógica na educação inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 3, p. 1-21, 2009.

DATAREPORTAL. Digital in Brazil. Disponível em: https://datareportal.com/digital-in-brazil. Acesso em: 27 fev. 2024.

DE SOUZA, L. M.; FIGUEIREDO, R. S. Desdobramentos pedagógicos da utilização do Instagram para a promoção da Educação Ambiental. Revista Interdisciplinar Sulear, [s. l.], v. 4, n. 9, p. 138-152, 2021.

GELLES, S. D. A neurociência na atuação das cores no cérebro humano e sua eficácia no ensino aprendizagem pela metodologia pedagogia das cores. Gestão & Educação, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 1-4, 2019.

PINOCHET, L. H. C.; PACHELLI, L. L.; ROCHA, F. M. M. Uso de métricas em mídias sociais e indicadores de desempenho do site e sua relação com o valor da marca em empresas de cosméticos no Brasil. Brazilian Journal of Marketing - Revista Brasileira de Marketing - ReMark, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 80-99, 2018.

ROCHA, R. S.; MORAES, B. L. C. Aplicação de ferramenta digital utilizando a Gallery Walk: o uso do Canva como estratégia didática no ensino técnico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5., 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1687.

RODRIGUES, M. F. R.; JESUS, E. C.; GAMES, P. D.; COSTA, F. J. Um clube de ciências virtual em tempos de pandemia: o uso da rede social Instagram como uma possível ferramenta para a divulgação científica. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Viçosa, MG, v. 7, n. 4, p. 13292-01-10e, 2021.

TONETTO, E. P.; TONINI, I. M. Práticas escolares da geografia com/através das redes sociais. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 7., 2015, Canoas. Anais [...]. Canoas: UFRGS, 2015. Disponível em: 1429830901_ARQUIVO_ElidaTonettoIvaineTonini.pdf (sbece.com.br). Acesso em: 04 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

BRASIL, Helen de Sousa; GOMES FILHO, Antonio Alcides; LIMA, Maria Isa Morais; CASTRO, Laura Helena Pinto de; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. Divulgação científica de um projeto extensionista pela métrica do Instagram Insights. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e2537. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23274. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.