Dificuldades e desafios dos professores de educação física escolar em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i2.22431

Palavras-chave:

aprendizagem, educação física, ensino remoto, pandemia covid-19

Resumo

O ano de 2020 sem dúvidas foi bastante conturbado com o surgimento da pandemia do COVID-19, afetando o planeta inteiro. Com a rápida propagação do vírus diversas medidas sanitárias tiveram que ser adotadas, principalmente a do distanciamento social, diversas áreas da sociedade foram afetadas, como a economia e a educação. Uma medida adotada pelo governo foi o fechamento das escolas, remanejando as aulas para o formato de aulas remotas. No presente objetivou-se responder a questão:  Como se desenvolveu o processo de construção da aprendizagem e avaliação das aulas de Educação Física Escolar da Rede Pública e Privada de Lucas do Rio Verde - MT durante a pandemia da COVID-19 a partir das percepções dos professores de Educação Física Escolar? Mediante a sondagem diagnóstica contida nos relatórios de Estágios Supervisionados Obrigatórios Anos Iniciais, realizado em 2020-1, foi possível chegar às seguintes conclusões: as novas formas de ensino decorrentes da pandemia, utilizando das tecnologias, aulas remotas e híbridas é uma forma viável, mas que deve ser discutida e analisada, visto as dificuldades de alunos e professores; o planejamento foi extremamente afetado, já que grande parte das aulas "práticas" não podem ser realizadas efetivamente. A avaliação foi prejudicada visto que o corpo escolar e alunos não estavam preparados para enfrentar os desafios que a pandemia e as aulas remotas apresentaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Ligianara Dewes Nyari, Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde

Departamento de Ciencias Agrarias

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas pú-blicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Dis-tância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em< www.planalto.com.br. >. Acesso em 25 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DARIDO, Suraya Cristina. RANGEL Irene Conceição Andrade. Educação Físca na escola: implicações para a prática pedagógica – 2 ed.-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

DE MELLO, João Gabriel; NOVAES, Renato Cavalcanti; TELLES, Silvio de Cassio Costa. Educação Física Escolar a Distância: Análise de Propostas para o Ensino Remoto. EaD Em Foco, v. 10, n. 3, 2020.

ESTEVÃO, Amélia. COVID-19. Acta Radiológica Portuguesa, v. 32, n. 1, p. 5-6, 2020.

FERREIRA, Verônica Moreira Souto; DE OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique; DA SILVA, Maria Ivonaide Félix Duarte. Desafios em Tempos de Pandemia: O Ensino Remoto Emer-gencial da Educação Física no Ensino Fundamental. In: Anais do CIET: EnPED: 2020 (Con-gresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) 2020.

FIRMAN, Josiane Aparecida De Araújo; SANTANA, Sylvia Caroline Russi; RAMOS, Mar-cos Lupércio. A importância da família junto à escola no aprendizado formal das crian-ças. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2015. p. 123-133.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1976.

GONZALES, Jaime González; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da Educação Física na es-cola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra,2012.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino presencial e a distância. 6.ed. São Paulo: Papirus, 2004.

MONTIEL, Fabiana Celente; ANDRADE, Danièlle. Tecnologias da Informação e Comuni-cação nas Aulas de Educação Física-Uma Experiência no IFSUL. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016.

OLIVEIRA, Wanderson Kleber de Elisete. GIOVANNY Duarte FRANÇA Vinícius Araújo de. GARCIA Leila Posenato. Como o Brasil pode deter a COVID-19, Epidemiol. Serv. Sa-úde 29 (2). 2020. Disponível em https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200023 https://www.scielo.br/j/ress/a/KYNSHRcc8MdQcZHgZzVChKd/?lang=pt. Acesso em agosto de 2021.

OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique de; FERREIRA, Verônica Moreira Souto; SILVA, Ma-ria Ivonaide Félix Duarte da. Desafios em Tempos de Pandemia: O Ensino Remoto Emer-gencial da Educação Física no Ensino Fundamental. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação à distância 2020. Disponível em https://cietenped.ufscar.br. Acesso em agosto de 2021.

PEIXOTO Sérgio Viana, SOUZA, Mary Anne Nascimento, MAMBRINI Juliana Vaz de Me-lo. ANDRADE Fabiola Bof de, MALTA Deborah Carvalho, COSTA Maria Fernanda Lima. Comportamentos em saúde e adoção de medidas de proteção individual durante a pan-demia do novo coronavírus: iniciativa ELSI-COVID-19. ARTIGO • Cad. Saúde Pública 36 (Suppl 3). 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-311X00195420 https://www.scielo.br/j/csp/a/GLBwQNDmhTwCprrGYWSKWpB/?lang=pt. Acesso em agosto 2021.

RAIOL, R. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e men-tal durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of health Review, v. 3, n. 2, p. 2804-2813, 2020

REIS, Vivianne Margareth Chaves Pereira et al. A prática esportiva nas aulas de Educação Física no contexto do ensino a distância e percepção dos professores universitários diante das aulas remotas em tempos da pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 1, n. 1, p. 20-27, 2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

VIEIRA, Douglas Alencar et al. A Perspectiva do Professor de Educação Física para as Aulas no Contexto da Pandemia de Covid-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 11, n. 16, p. 45-66, 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-19

Como Citar

SANTOS, Jefersson Cabreira; JULIANI, Moacir; NYARI, Nádia Ligianara Dewes. Dificuldades e desafios dos professores de educação física escolar em tempos de pandemia. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.5965/cidea.v6i2.22431. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/22431. Acesso em: 21 nov. 2024.