AVALIAÇÃO ATITUDINAL INTERATIVA NO ENSINO DO JUDÔ: UM RELATO DE INTERVENÇÃO EM VALORES PARA BOA CONVIVÊNCIA

Autores/as

  • LEOPOLDO KATSUKI HIRAMA UFRB UNICAMP
  • CÁSSIA DOS SANTOS JOAQUIM FEF-Unicamp
  • JOSÉ ARLEN BELTRÃO DE MATOS UFRB
  • PAULO CESAR MONTAGNER Docente FEF-Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v10i1.6252

Resumen

A contemporaneidade é marcada por uma crise de valores que influencia todos os setores da vida, inclusive o esporte e os ambientes de seu ensino. Valores como instantaneidade, superficialidade, busca por prazeres imediatos estão afastando os jovens de projetos de ensino de esportes com perspectiva de médio e longo prazo, fato que justifica a necessidade de estudos em propostas de intervenção que objetivem o engajamento de crianças e jovens nas turmas de aprendizado de qualquer modalidade esportiva. Este estudo discute as repercussões de um instrumento de avaliação aplicado em um projeto de extensão que oferece o ensino de judô a uma comunidade rural do município de Amargosa, Bahia. Este instrumento estimula a auto avaliação com ênfase atitudinal e foi aplicado diariamente com cada aluno durante quatro meses. Como metodologia de pesquisa foram aplicados questionários com os professores e monitores e realizadas rodas de conversa com as turmas que permitiram destacar que houveram mudanças no comportamento dos alunos decorrente desta avaliação. Conclui-se ainda que ofertar a experiência de implantação, desenvolvimento e avaliação desta ferramenta para discentes graduandos de educação física contribuiu para suas formações docentes, visto a dificuldade de se confrontar com oportunidades reais desta natureza nas demais dimensões acadêmicas. Desta forma, a intervenção exercitou a indissolubilidade ensino/pesquisa/extensão, ao oferecer experiências à comunidade ao mesmo tempo que confrontou os discentes a refletirem sobre a adequação dos aspectos teóricos da área, assimilados nas diferentes disciplinas cursadas, ao cenário da prática docente e, finalmente, produzir conhecimento na forma de investigações como a que trata este artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

LEOPOLDO KATSUKI HIRAMA, UFRB UNICAMP

Docente UFRB- doutorando FEF- Unicamp

CÁSSIA DOS SANTOS JOAQUIM, FEF-Unicamp

Mestranda EF-Unicamp

JOSÉ ARLEN BELTRÃO DE MATOS, UFRB

Docente UFRB- Doutorando UFBA

PAULO CESAR MONTAGNER, Docente FEF-Unicamp

Docente FEF-Unicamp, prof. Livre Docente

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

HIRAMA, LEOPOLDO KATSUKI; JOAQUIM, CÁSSIA DOS SANTOS; MATOS, JOSÉ ARLEN BELTRÃO DE; MONTAGNER, PAULO CESAR. AVALIAÇÃO ATITUDINAL INTERATIVA NO ENSINO DO JUDÔ: UM RELATO DE INTERVENÇÃO EM VALORES PARA BOA CONVIVÊNCIA. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 17–27, 2016. DOI: 10.5965/cidea.v10i1.6252. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/6252. Acesso em: 24 nov. 2024.