CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL (CEFAL): PROMOÇÃO DA SEGURANÇA, EFETIVIDADE E QUALIDADE DO MEDICAMENTO

Autores/as

  • Nicole Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Samir Abjaude Rodrigues Universidade Estadual Paulista Brasil
  • Ricardo Radighieri Rascado Universidade Federal de Alfenas
  • Luciene Alves Moreira Marques Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3261

Resumen

O Centro de Farmacovigilância da Universidade Federal de Alfenas (CEFAL) é um programa de extensão que foi implantado no ano de 2009 na Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG). Este programa tem como principal objetivo capacitar o acadêmico em farmacovigilância, simplificar e estimular o processo notificação. O CEFAL é formado por alunos de graduação em farmácia sob orientação de professores doutores da faculdade de ciências farmacêuticas da mesma instituição. A proposta de criação do CEFAL foi concebida para abranger a área de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, o CEFAL recebe notificações de reação adversa a medicamento, erro de medicação e queixa técnica; promove palestras e campanhas; e realiza pesquisas. Todas estas atividades contribuem para a segurança, efetividade e qualidade dos medicamentos comercializados no país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nicole Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica graduanda em Farmácia na modalidade Generalista da Universidade Federal de Alfenas-MG. Tem experiência com destaque na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica e em Farmacovigilância. Sendo a responsável e bolsista por dois anos do Centro de Farmacovigilância da UNIFAL - CEFAL.

Samir Abjaude Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Brasil

Mestrando em Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual Paulista. Farmacêutico Generalista formado na Universidade Federal de Alfenas-MG. Experiência com destaque na área de Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacovigilância.

Ricardo Radighieri Rascado, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Atualmente é professor adjunto do curso de farmácia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e coordenador do Curso de Especialização em Atenção Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica e Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: implantação de atenção farmacêutica, assistência farmacêutica, farmacovigilância e farmacologia clínica. Atualmente é Coordenador do Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG - CEFAL.

Luciene Alves Moreira Marques, Universidade Federal de Alfenas

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutora em Psicobiologia na UNIFESP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Farmacêutica, Farmacologia clínica e Deontologia e Legislação Farmacêutica. Autora dos Livros: Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores. 2ª ed., 2008; Atenção Farmaceutica em disturbios maiores, 1 ed., 2009.

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

DA SILVA, Nicole Rodrigues; RODRIGUES, Samir Abjaude; RASCADO, Ricardo Radighieri; MARQUES, Luciene Alves Moreira. CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL (CEFAL): PROMOÇÃO DA SEGURANÇA, EFETIVIDADE E QUALIDADE DO MEDICAMENTO. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3261. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3261. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiências