Desigualdad de género en el curso presencial de seguridad en el trabajo de la IFPB: la presencia de la mujer en los años 2009 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v6i2.22903Palabras clave:
gênero, desigualdade, segurança do trabalho, educaçãoResumen
A desigualdade de gênero ainda é um fenômeno que faz parte de diferentes segmentos sociais. Mesmo com o passar dos anos o homem continua sendo visto como o principal provedor da casa enquanto a mulher não precisa -ou não deve- estudar, ganhar seu dinheiro e ter a sua independência, ficando designada a cuidar da casa, dos filhos e ser totalmente submissa. O presente trabalho tem como tema A desigualdade de gênero no curso presencial de segurança do trabalho no IFPB-Campus Patos: um histórico da presença da mulher ao longo dos anos (2009- 2020). Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e quantitativa com os dados dos cursos integrados ao ensino médio e superior coletados através do setor controle acadêmico do IFPB-Campus Patos. Com isso, foi descoberto que a presença da mulher se mostrou evasiva no curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho até o ano de 2016 e somente a partir de 2017, os discentes que não concluíram o curso, mantiveram uma relação de continuidade se sobressaindo em relação às evasões. No curso de Técnico de Segurança do Trabalho a participação feminina se sobressai desde os períodos que já se encerraram até os que ainda estão ativos.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam?. Brasília-DF: Flacso - Brasil, OEI, MEC, 2015. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/pesquisa-aponta-maioria-dos-jovens-brasileiros-concilia-trabalho-estudo/. Acesso em: 27 maio 2021.
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução: Patricio de Azcárate. Madrid: Espasa Calpe, 1995.
ARAÚJO, C. F.; SANTOS, R. A. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY - INDUSTRY COOPERATION, 4., Taubaté, 2012. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/a-educaao-profissional-de-nivel-medio-e-os-fatores-internos-externos-as-institui. Acesso em: 22 abr. 2021.
BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação (Campinas), v. 16, n. 2, p. 355-74, jul. 2011. http://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200007
BLOG SEGURANÇA DO TRABALHO. A evolução da mulher na área da Segurança do Trabalho, 2021. Disponível em: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/evolucao-da-mulher-seguranca-do-trabalho/.Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Dia da Mulher. Participação feminina cresce na educação profissional e mulheres se destacam no campo da pesquisa científica, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/2000-sp-1024881323. Acesso em: 17 maio 2021.
CASTRO, Paula de Almeida. Controlar para quê? Uma análise etnográfica do controle na interação entre professor e aluno na sala de aula. [Dissertação de mestrado]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
CHASSOT, Attino. A ciência é masculina? É sim senhora!... In: Revista e Contexto. Gênero e educação: um diálogo necessário. v. 19, n. 71-72, ano 2004. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7Dg7O-mXvn4J:https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/download/1130/885/0&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso: 23 abr. 2020.
CONCEIÇÃO, Ideojane Melo; SANTOS, Elis Souza dos Santos. Gênero, Educação e Desigualdade: Implicações de Uma Educação para Igualdade. In: 10º Encontro Internacional de Formação de Professores; 11º Fórum Permanente de Inovação Educacional. v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/5274. Acesso em: 23 abr. 2020.
DIAS, M.S.L. A escolha feminina na área das profissões tecnológicas: impactos na subjetividade. Cadernos de Gênero e Tecnologia, 9(33), 3-21, 2016.
ESCOL.AS. As vantagens de cursar ensino médio em um instituto federal, 2019. Disponível em: https://www.escol.as/artigos/45-as-vantagens-de-cursar-ensino-medio-em-um-instituto-federal. Acesso em: 14 abr. 2021.
FERREIRA, Graziela Ferreira; COSTA, Fabiana Freitas. A importância da temática de gênero no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação. Revista Elite, v. 1, n.2, ano 2, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/elite/article/view/10940. Acesso em: 4 jun. 2021.
FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017.
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB). Campus Patos. Controle acadêmico, 2009-2020. Acesso em: 22 mar. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB). Campus Patos. Sobre o campus, 2019. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/patos/institucional/sobre-o-campus. Acesso em: 29 mar. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB). Campus Patos. Cursos do IFPB, 2021. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/cursos/?cidade=14&modalidade=&nome=&formacao=&nivel_formacao=GRADUACAO&turno=&forma_acesso=. Acesso em: 29 mar. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB). Campus Patos. Segurança do Trabalho, 2016. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/cursos/113/. Acesso em: 29 maio 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA (IFRR). Pró-Reitoria de Extensão. Os caminhos da extensão no IFRR, 2016. Boa Vista, RR.
KARLBERG, Luísa Galvão Lessa. A desigualdade de gênero no Brasil, 2020. A gazeta do Acre. Disponível em: https://agazetadoacre.com/2020/12/artigos/artigo-a-desigualdade-de-genero-no-brasil/. Acesso em: 18 maio 2021.
LEE, Valerie. E.; BURKAM, David. Dropping out of high school: the role of school organization and structure. American Educational Research Journal, v. 40, n. 2, p. 353-93, 2003.
LOURO, G. L. Práticas educativas feministas: posições e limites. In: Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, p.128 e 131, 1997.
MORESI, Eduardo (Org.). Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. Disponível em: http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf. Acesso em: 29 maio 2021.
PEREIRA, Jamilli Santos Martins; FECURY, Amanda Alves; DENDASCK, Carla Viana; ARAÚJO, Maria Helena Mendonça de; SOUZA, Keulle Oliveira da; CORDEIRO, Nadabe de Jesus da Silva; MOREIRA, Elisângela Cláudia de Medeiros; MORAES, Jones Souza; OLIVEIRA, Euzébio de; DIAS, Cláudio Alberto Gellis de Mattos. Participação do gênero feminino em Cursos Técnicos da Rede Federal no Brasil e no Amapá (2018). Research Society and Development 9(7):949975264. DOI:10.33448/rsd-v9i7.5264
PINHEIRO, Verônica de Souza. Repensando a maternidade na adolescência. Estud. psicol. (Natal) vol.5 no.1, p.6, Natal Jan./June 2000.
ROSSETTO, A.L.A; LOBÃO, M.S.P.. Pronatec: Uma abordagem da evasão no Instituto Federal do Acre (Campus Rio Branco) no ano de 2014. Revista Teias, 18(51), 243-260, 2017.
RUMBERGER, R. W. Introduction. In: DROPPING out: why students drop out of high school and what can be done about it. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 2011. p. 1-19.
SIGNIFICADOS. Significado de desigualdade de gênero, [s.a.]. Disponível em: https://www.significados.com.br/desigualdade-de-genero/. Acesso em: 18 maio 2021.
SALES, P. E. N.; CASTRO, T. L.; DORE, R. Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EVASÃO ESCOLAR, 3., 2013, Belo Horizonte. Belo Horizonte: Rimepes, 2013.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2016.
ZINET, Caio. Pesquisa aponta que maioria dos jovens brasileiros concilia trabalho e estudo, 2016. Centro de Referência em Educação Integral. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/pesquisa-aponta-maioria-dos-jovens-brasileiros-concilia-trabalho-estudo/. Acesso em: 27 maio 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.