OFICINAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES DA CIDADE DE RIO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2247Resumen
As escolas públicas e projetos sociais têm a função de desenvolver um papel fundamental dentro das comunidades da Cidade do Rio Grande do RS, desde a preparação das crianças e adolescentes para a vida profissional até a educação delas para a vida social. Na comunidade, onde as oficinas aconteceram, famílias do bairro Castelo Branco e outros bairros da cidade em questão, vivem em situação de extrema pobreza, sobrevivendo, muitas, do que catam do lixo. Por isso, essas famílias são selecionadas para participarem do Movimento Colméia, que se caracteriza como uma sociedade de caráter social, sem fins lucrativos que tem como objetivo concorrer para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida destas famílias, baseando-se no eixo fundamental que é a educação. Os jovens e crianças que freqüentam as oficinas pertencem às famílias integrantes do Projeto Colméia. Até o início do Movimento, a maioria abandonava os estudos no quarto ou quinto ano do ensino fundamental. Atualmente a realidade mudou como um indicador positivo, no entanto, é necessário registrar que estes alunos encontram muita dificuldade em matemática, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Essas oficinas pretendem fazer uma integração de graduandos do Curso de Matemática Licenciatura e o Movimento Colméia. Com tal integração, revelaremos o alto grau de comprometimento e responsabilidade social da FURG, oportunizando situações para tais comunidades para melhorarem como pessoas, como grupo e como cidadãos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-27
Cómo citar
HARTWIG, Sandra Christ; PEREIRA, Elaine Corrêa. OFICINAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES DA CIDADE DE RIO GRANDE. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2247. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2247. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Relatos de Experiências