CINEPET EN CUARENTENA

ADAPTACIÓN, IMPLEMENTACIÓN Y REFLEXIONES SOCIO POLÍTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120502202167

Palabras clave:

Programa de Educación Tutorial de Bibliotecología, CinePET, Eventos académicos en la pandemia, COVID-19

Resumen

El informe de experiencia aquí presentado destaca el impacto del COVID-19 en la realización de la planificación académica de la Bibliotecología PET en 2020, en particular, la exhibición de películas para debates como espacio de reflexión sobre agendas sociopolíticas. El documento tiene como objetivo general demostrar las adaptaciones requeridas durante las actividades, la realización de eventos en el espacio virtual y la importancia de la investigación y la divulgación científica en un período de cuarentena, y como específico, identificar y caracterizar los lineamientos extraídos del audiovisual como un composición de material para debate. La metodología utilizada se basa en los conceptos adquiridos a través de las bibliografías indicadas y en la observación del enfoque adaptativo en el evento. Se concluye que la realización de CinePET en el contexto adaptativo de pandemia y cuarentena brindó una nueva perspectiva sobre la valorización de la investigación científica en Brasil y la importancia de los medios y tecnologías para la producción y difusión de información.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Batista Melo, Universidade Federal do Maranhão

Laís Batista Melo é atualmente discente do curso de Biblioteconomia (bacharelado) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde também atua como bolsista no PET Biblioteconomia desde 2019. Possui fluência nos idiomas de inglês e espanhol, além do português, sua língua nativa. Também se considera ativista dentro de movimentos de minoria, em destaque pelo movimento LGBTQIA+ e Preto. No período de 2016 a 2017, obteve experiência estudantil em Aveiro, Portugal, onde cursou o último ano do ensino médio, também tendo a oportunidade de visitar outros países europeus em busca de absorção cultural local.

Maria da Glória Serra Pinto de Alencar , Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Exerceu os cargos de Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação, tecnologias de informação e comunicação, avaliação de políticas públicas, ensino, metodologia da pesquisa e biblioteca escolar. Possui capítulos de livros, artigos e trabalhos publicados em revistas e eventos científicos. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA . Atualmente é professora associada e tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, PET/BI, da Universidade Federal do Maranhão e conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Citas

IDIOCRACIA. Direção: Mike Judge. Produção: Mike Judge, Elysa Koplovitz, Michael Nelson. Intérprete: Luke Wilson, Maya Rudolph, Dax Shepard, Terry Crews. Roteiro: Mike Judge, Etan Cohen. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2006.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudante beneficiários do Programa Universidade Para Todos - PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial - PET, altera a Lei nº 5.531, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Legislação do Programa de Educação Tutorial - PET, Brasília, DF: Casa Civil, p. 5, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=332-leisetembro2005&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET (Brasil). Ministério da Educação. Dezembro de 2006. Manual de orientações básicas, Brasília, DF: Secretaria de Educação Superior, p. 25, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021.

SOCIEDADE dos Poetas Mortos. Direção: Peter Weir. Intérprete: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard. Roteiro: Tom Schulman. Estados Unidos: Walt Disney Studios, 1989. 1 DVD.

STORM Center: o despertar das tormentas. Direção: Daniel Taradash. Produção: Anthony Minghella, Sydney Pollack. Intérprete: Bette Davis, Brian Keith e Kim Hunter. Roteiro: Daniel Taradash e Elick Moll. Fotografia de Burnett Guffey. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1956. 1 DVD.

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

MELO, Laís Batista; ALENCAR , Maria da Glória Serra Pinto de. CINEPET EN CUARENTENA: ADAPTACIÓN, IMPLEMENTACIÓN Y REFLEXIONES SOCIO POLÍTICAS. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 67–72, 2023. DOI: 10.5965/259464120502202167. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/21306. Acesso em: 21 nov. 2024.