ORGANIZANDO O ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO CAP-UERJ

Autores/as

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v4i1.1857

Resumen

Este trabalho traz a experiência do projeto extensão Centro de Memória do CAp-UERJ. Este projeto está registrado na UERJ desde 2007 e possui como ações a identificação, manutenção, e preservação da história de uma instituição escolar carioca de tradição e qualidade no campo da educação: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Para isso, nos concentramos no levantamento e organização do seu acervo escolar com vistas a consolidação de seu Centro de Memória. Enquanto um lugar da memória, o Centro de Memória do CAp-UERJ pode se constituir como um espaço de contribuição para a preservação do patrimônio material e imaterial desta instituição de ensino. As múltiplas dimensões e implicações deste projeto revelam a preocupação em não permitir que a experiência dos sujeitos que constroem cotidianamente a escola, se apague na falta de registro e preservação da história. Temos o compromisso ético e epistemológico com a construção de uma escola que se perceba como lócus de história e de memória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ e na graduação e mestrado da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas" e pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo".

Publicado

2010-12-24

Cómo citar

DOS SANTOS MORAIS, Jacqueline de Fatima. ORGANIZANDO O ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO CAP-UERJ. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.5965/cidea.v4i1.1857. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1857. Acesso em: 30 jun. 2024.