PROJETO ECO EMBAIXADOR AMBIENTAL: PRÁTICAS PARA A SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464124122Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Sustentabilidade.Resumen
Os temas Meio Ambiente e Educação Ambiental são cobrados e enfatizados nas leis e documentos da educação de base para integrar padrões sustentáveis na vida humana. Diante da problemática dos resíduos plásticos poluidores do ambiente terrestre e aquático, juntamente com o comportamento não sustentável dos alunos da escola EEB XV de Junho, como sujar, depredar e o usar copos descartáveis, este trabalho objetivou a conscientização dos discentes a realizarem e participarem de situações relevantes para a prática da Educação Ambiental. O projeto durou seis meses e foi realizado nas turmas do 6º ano I e 7º ano II. O aluno representante “Eco Embaixador Ambiental” monitorava as ações insustentáveis da sala e fazia um relatório semanal para o professor. Também foram confeccionados 100 copos retornáveis resultando na redução de 11,55% no consumo dos copos descartáveis. Toda semana três alunos eram sorteados pelo representante da sala e apresentavam uma ideia de melhoria ambiental. Um ponto de coleta de óleo foi instalado na escola para a destinação adequada deste resíduo. Notou-se pequenas mudanças no comportamento dos alunos e uma barreira entre o aprender na escola e aplicar em casa. Eles sabem quando praticam as ações insustentáveis, tentam mudar, mas esta mudança é lenta e comprometida diante das ações contrárias do cotidiano deles. É um constante construir na escola e desconstruir em casa. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que as ações sustentáveis possam ser internalizadas e se tornem rotina em suas vidas. Palavras-chaves: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Sustentabilidade.Descargas
Citas
BRASIL. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 11 de agosto de 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais - Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: MEC, 1999.
BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010.
BRASIL. Ministério de Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf > Acesso em: 11 de agosto de 2019.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA): Crianças e o consumo sustentável. 2019.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). O que é consumo sustentável. Disponível em < https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel>. Acesso em: 11 de agosto de 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JACOBI, P. Educação ambiental cidadania e sustentabilidade -Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP.Caderno de Pesquisa, Scielo - n. 118, março/ 2003.
MARQUES, J. B. V; FREITAS, D. Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1087-1110, 2017.
MENDES, J. M. G. Dimensões da sustentabilidade. Disponível em: < http://www.santacruz.br/v4/download/revista-academica/13/cap5.pdf> (UCB). p.13. cap. 5.pdf. 2018.
PIAGET, L. A linguagem e o pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ROSÁRIO, C. dos S. Educação Ambiental e atividades lúdicas para a identificação da importância das distintas formas de vida (fauna e flora). Revista Brasileira De Educação Ambiental (Revbea), 14(3), 155-168. 2019.
SANTOS, S. P.; GARDOLINSKI, T. H. A. A importância da educação ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. IV Conferência Nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 de agosto de 2019.
TRILLA, J. B. La educación fuera de la escuela. Ambitos no formales y educación social. Barcelona. ed. Ariel, p. 23-27, 1993.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-06-19 (2)
- 2023-06-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.