EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: APLICAÇÃO DO PROJETO CRIATIVOS NA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAPARICA, CABULA, SALVADOR, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464122258Palabras clave:
Educação, Cidadania, Turismo de Base ComunitáriaResumen
Este artigo apresenta a aplicação do Projeto Criativos na Escola Estadual Visconde de Itaparica, situado no bairro do Cabula, Salvador, Bahia, durante o processo de organização do VII Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (VII ETBCES), realizado em 2017. Este evento vem ocorrendo fora dos muros da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e visa dialogar, interagir e construir com as comunidades circunvizinhas à instituição, alternativas para valorização do patrimônio material e imaterial e das habilidades socioculturais, entre outras por meio de metodologia participativa. A metodologia adotada na pesquisa é pesquisa-ação por conta da ação coletiva orientada para os objetivos do Projeto Criativos na Escola Visconde de Itaparica e voltada aos estudantes da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, durante dois meses. Os resultados obtidos foram apresentados pelos estudantes no evento, no qual constatamos que o Projeto Criativos possibilitou a construção de caminhos para o exercício da cidadania crítica, na medida em que, os estudantes demonstraram autonomia e encorajamento para transformar a realidade social local. Palavras-chave: Educação. Cidadania. Projeto Criativos. Turismo de Base Comunitária.Descargas
Citas
BLOG VISCONDE DE ITAPARICA. Caracterização da escola. Disponível em: <http://eviscondedeitaparica.blogspot.com/p/caracterizacao-da-escola.html> Acesso em: 30 mar. 2018.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em: 08 abr. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 10 abr.2018.
BRASIL.Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 003/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf> Acesso em 10 abr.2018.
BRASIL . Ministério da Educação. Resolução 17/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf > Acesso em 4 abr.2018.
CORTELLA, Mário S e TAILLE, Yves de La. Nos labirintos da moral. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
CRIATIVOS DA ESCOLA. Página institucional. Disponível em < http://criativosdaescola.com.br/ >. Acesso em: 8 mar. 2018.
ETBCES. Página institucional. Disponível em < http://www.etbces.net.br/. >. Acesso em: 18 fev. 2018.
FREIRE, Paulo. “Prefácio”. In POSTER, Cyril & ZIMMER, Jürgen (org). Educação Comunitária no terceiro mundo. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
____________________________. Educação como Prática da Liberdade. 29ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro 2005.
MARTINS, Luciana Conceição. História Pública do Quilombo: representações de resistências em museu virtual 3D aplicada à mobilização do turismo de base comunitária. Salvador: 2017
MAX-NEEF, Manfred A. Desenvolvimento à escala humana: concepção, aplicação, reflexos posteriores. Blumenau: Edidurb, 2012
MUSEU DO CABULA. Página institucional. Disponível em < www.museudocabula.com.br>. Acesso em: 8 dez. 2017.
PENA, João. Correspondência pessoal. Salvador, 2016.
SAMPAIO, Carlos A. C. Turismo como Fenômeno Humano: princípios para pensar a ecossocioeconomia do turismo e sua prática sob a denominação turismo comunitário. Revista Turismo em Análise, v. 18, n. 2, p. 148-165, novembro 2007. Disponível em https://www.revistas.usp.br/rta/article/viewFile/62595/65383. Acesso em 08 de fev.2018.
SILVA, F.P. S. SÁ, N.S.C. (Org.). Cartilha (in)formativa sobre Turismo de Base Comunitária “O Abc do TBC”. Salvador: EDUNEB, 2012. 32p.
SILVA, Franscisca de Paula Santos da. DÉJARDIN, Isabelle Pedreira. Sustentabilidade na Educação Superior como Instrumento de Avaliação Institucional. Veredas da Gestão do Conhecimento: pesquisa – educação & desenvolvimento regional. Leliana Santos de Souza; Luiz Carlos Santos (Org). Salvador: EDUNEB, 2012.
____________________________. Educação numa perspectiva da Sustentabilidade - diálogo entre Saberes. Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica. p. 163 - 178
TBC Cabula. Página institucional. Disponível em . Acesso em: 08 jan. 2018.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. Editora São Paulo: Cortez; 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.