A OFICINA D ELEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UDESC

Authors

  • José Claudio Matos professor udesc
  • Daniela Yano professora udesc
  • Daniele Rohr acadêmica udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1712

Abstract

Este ensaio pretende tratar um dos aspectos do tema da leitura, segundo o qual a leitura é um exercício individual tanto quanto coletivo. Faz isso através do relato de um Projeto de Extensão em funcionamento na Universidade do Estado de Santa Catarina, intitulado Oficina de Leitura e Interpretação de Textos. A leitura é aqui entendida como a decifração, análise, explicitação de informações, conceitos, mensagem enfim, estruturados na forma de um discurso montado por meio de sinais gráficos. O projeto desenvolve-se desde 2006, na Faculdade de Educação da UDESC e realiza reuniões periódicas para a leitura e discussão de textos literários e teóricos de variados períodos e autores. O objetivo é o desenvolvimento de uma habilidade de leitura crítica mais aprofundada, que contribua na relação dos participantes com seu meio social, com a herança cultural a que têm acesso, e naturalmente em seu desempenho no processo de ensino-aprendizagem.

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Author Biographies

José Claudio Matos, professor udesc

doutor em filosofia pela universidade de são paulo, professor de filosofia da educação da faculdade de educação da udesc.

Daniela Yano, professora udesc

mestre em letras pela universidade federal de santa catarina, professora da faculdade de educação da udesc

Daniele Rohr, acadêmica udesc

acadêmica do curso de bilbioteconomia da udesc

Published

2008-12-02

How to Cite

MATOS, José Claudio; YANO, Daniela; ROHR, Daniele. A OFICINA D ELEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UDESC. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1712. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1712. Acesso em: 11 may. 2024.