A BRASILIDADE DOS BRASIS: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA MATERIAL NO BRASIL (1937 -1945)

Authors

  • Assis Daniel Gomes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464122142

Keywords:

Ciência, Patrimônio, Identidade, Cultura material

Abstract

Neste artigo, analisou-se como se erigiram ações de valorização do patrimônio entre 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, verificaram-se os discursos construídos pelo IHGB e pelo SPHAN, divulgados por meio de seus respectivos periódicos. Neles se destacaram as matérias sobre os museus existentes em alguns estados brasileiros e a edificação de monumentos em suas praças públicas. Enfim, o que as moviam no Estado Novo era a tentativa de (re)construção da identidade nacional que se utilizavam dos equipamentos culturais - como território privilegiado para a divulgação de uma imagem do Brasil trabalhador. Nesse intuito, a ciência, o seu ensino e a cultura material, pertencentes aos vários brasis, foram manejadas para construir uma brasilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Assis Daniel Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará e professor do departamento de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

References

ALMEIDA, Adilson José de; RIBEIRO, Angela Maria Gianeze; BARBUY, Heloisa; ANDREATTA, Margarida Davina. O Serviço de Objetos do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v.10/11, p.227-257, 2003.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

CANDAU, Joël. Bases antropológicas e expressões mundanas da busca patrimonial: memória, tradição e identidade. Revista Memória em Rede, Pelotas, v.1, n.1, p.43-58, 2010.

CATROGA, Fernando. Nação, mito e rito: religião e comemoracionismo (EUA, França e Portugal). Fortaleza: Edições NUDOC/Museu do Ceará, 2005.

___________________. Os passos do homem como restolho do tempo: memória e fim do fim da história. Coimbra: Edições Almeida, 2011.

CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Lisboa: Edições 70, 1999.

ELIAS, Maria José. Revendo o nascimento dos museus no Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n.2, p.139-145, 1992.

ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Homo – Domesticação/ Cultura Material. Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, v.16, 1984.

GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.1, p.05-27, 1988.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2006. __________________. Técnica e Ciência enquanto “Ideologia”. HABERMAS, Jürgen. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, p.313- 343, 1980.

IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

MENESES, Ulpiano T.Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de objeto (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista, Nova série, n.1, p.207-309, 1993.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: Documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, v.21, p.89-103, 1998.

MAGALHÃES, Leandro Henrique (org). Educação patrimonial: da teoria à prática. Londrina: Ed.Unifil, 2009.

OLIVEIRA, Lucia Lippi. Estado Novo e a conquista de espaços territoriais e simbólicos. Política e Sociedade, nº12, p.13-21, 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História, memória e centralidade urbana. Revista Mosaico, v,1, n.1, p.03-12, 2008.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2014.

PINHEIRO, Adson Rodrigos. Cadernos do Patrimônio Cultural: educação patrimonial. Fortaleza: SECULTFOR/IPHAN, 2015.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.5, n.10, p.200-212, 1992.

POMIAN, Krzyzlot. História e ficção. Projeto História, São Paulo, (26), jun. 2003, p.11-45.

. Coleção. Enciclopédia Einaudi. V.1 (Memória – História). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, p.51-86, 1984.

. Historia Cultural, historia de los semióforos. IN: RIOUX, Jean- Pierre; SIRINELLI, Jean-François (org). Para una história cultural. México: Editorial Taurus, p.73-100, 1999.

SANTOS, Myrian Sepúlveda. Museus brasileiros e política cultural. RBCS, vol.19, n.55, p.53-73, 2004.

Published

2023-06-15

How to Cite

GOMES, Assis Daniel. A BRASILIDADE DOS BRASIS: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA MATERIAL NO BRASIL (1937 -1945). Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 42–61, 2023. DOI: 10.5965/259464122142. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12915. Acesso em: 24 nov. 2024.