PSICOLOGIA POSITIVA E COVID-19
relato de experiência do projeto de extensão “LAPPOT na Quarentena”
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464124240Palavras-chave:
Saúde Mental, COVID-19, Relações Comunidade-Instituição, Quarentena, Psicologia PositivaResumo
Desde o seu início, a pandemia de COVID-19 gerou alterações no cotidiano. Dentre as medidas adotadas foi a implementação da quarentena com o isolamento e o distanciamento social, que marcaram não somente a diminuição das interações humanas, mas o aumento de sentimentos e vivências por vezes negativas relacionadas à falta dela, ao medo e à dificuldade em se adaptar e implementar novos comportamentos. Pensando nisso, pesquisadores do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram um projeto de extensão com o objetivo de auxiliar a população por meio da disseminação de conhecimento e de estratégias de enfrentamento pautadas nos princípios da Psicologia Positiva. Este artigo tem por objetivo apresentar o relato de experiência com a descrição do projeto, do método, da execução e dos resultados obtidos com sua aplicação. O projeto ocorreu por meio da realização de lives em rede e mídias sociais do laboratório com o objetivo de disseminar os conhecimentos quanto à psicologia positiva para contribuição nas situações de isolamento e de distanciamento social em função da pandemia do Covid- 19. As ações realizadas pelo projeto de extensão auxiliaram o desenvolvimento de estratégias voltadas à promoção da saúde por meio de emoções, sentimentos, atitudes e comportamentos que favoreceram o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade das pessoas.
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