EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Uma relação integrativa entre Instituições Públicas

Autores

  • Ana Caroline Machado Gonçalves Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.
  • Amanda Oliveira Travessas Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
  • Rafael Pires dos Santos Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.
  • Silvane Vestena Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124215

Palavras-chave:

Relações comunidade-instituição, Educação ambiental, Extensão

Resumo

A extensão complementa a formação dos universitários propiciando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas atividades de ensino. Este trabalho teve como objetivo abordar temas abrangentes de educação ambiental envolvendo ensino-pesquisa-extensão com envolvimento de três diferentes Instituições Públicas do Município de São Gabriel, Rio Grande do Sul. O trabalho com as três Instituições Públicas (Escolas Municipais, Organização Militar e Universidade Federal do Pampa) ocorreu durante dois anos (2017-2018), sendo abordados temas de educação ambiental por meio de palestras e atividades práticas como produção de mudas de espécies vegetais nativas e exóticas com recuperação de áreas degradadas e/ou estabelecimento de pomares/arborização. As palestras foram ministradas para cerca de 60 alunos das Escolas e 70 integrantes da Organização Militar com aproveitamento satisfatório, sendo refletido nas atividades práticas, com semeadura e plantio de quinze espécies diferentes (em torno de 3500 mudas) em áreas estabelecidas pelas Instituições Públicas. Pode-se dizer que a extensão universitária representou um espaço privilegiado e enriquecedor para os envolvidos nas atividades apresentadas. Da mesma forma, o projeto despertou a consciência ambiental nos integrantes envolvidos (comunidade acadêmica e do município), além de ser uma excelente via de divulgação da Universidade Federal do Pampa.

Biografia do Autor

Ana Caroline Machado Gonçalves, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Amanda Oliveira Travessas, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel e atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Federal do Rio Grande (PPGBAC-FURG).

Rafael Pires dos Santos, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente é servidor público (professora) na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

GONÇALVES, A. C. M.; TRAVESSAS, A. O.; SANTOS, R. P. dos; VESTENA, S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL:: Uma relação integrativa entre Instituições Públicas. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 15-26, 2020. DOI: 10.5965/259464124215. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/16985. Acesso em: 10 abr. 2021.