EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Uma relação integrativa entre Instituições Públicas

Autores

  • Ana Caroline Machado Gonçalves Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.
  • Amanda Oliveira Travessas Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
  • Rafael Pires dos Santos Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.
  • Silvane Vestena Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124215

Palavras-chave:

Relações comunidade-instituição, Educação ambiental, Extensão

Resumo

A extensão complementa a formação dos universitários propiciando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas atividades de ensino. Este trabalho teve como objetivo abordar temas abrangentes de educação ambiental envolvendo ensino-pesquisa-extensão com envolvimento de três diferentes Instituições Públicas do Município de São Gabriel, Rio Grande do Sul. O trabalho com as três Instituições Públicas (Escolas Municipais, Organização Militar e Universidade Federal do Pampa) ocorreu durante dois anos (2017-2018), sendo abordados temas de educação ambiental por meio de palestras e atividades práticas como produção de mudas de espécies vegetais nativas e exóticas com recuperação de áreas degradadas e/ou estabelecimento de pomares/arborização. As palestras foram ministradas para cerca de 60 alunos das Escolas e 70 integrantes da Organização Militar com aproveitamento satisfatório, sendo refletido nas atividades práticas, com semeadura e plantio de quinze espécies diferentes (em torno de 3500 mudas) em áreas estabelecidas pelas Instituições Públicas. Pode-se dizer que a extensão universitária representou um espaço privilegiado e enriquecedor para os envolvidos nas atividades apresentadas. Da mesma forma, o projeto despertou a consciência ambiental nos integrantes envolvidos (comunidade acadêmica e do município), além de ser uma excelente via de divulgação da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Machado Gonçalves, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Amanda Oliveira Travessas, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel e atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Federal do Rio Grande (PPGBAC-FURG).

Rafael Pires dos Santos, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente é servidor público (professora) na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel.

Referências

ARROYO, D. M. P.; DA-ROCHA, M. S. P. M. L. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1988. 138 p.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Seção 1, p. 3.

CARVALHO, V. G.; ESTENDER, A. C. Conscientização ambiental contribuindo para eliminar o desperdício e ampliar as ações a favor do meio ambiente. Revista Desafios, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 150-166, 2017.

DEL-MASSO, M. C. S.; ROVEDA, J. A. F.; ZUANON, C. C.; GALHARDO, E. Interdisciplinaridade em extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 2-12, 2017.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Global. 1998.

DOMENICO, E. B. L. de; MACHADO, R. V. P.; GELESSON, D. D.; RIBAS, C.; KATER, F.R.; FREIRE, C. A. R.; FONSECA, S. M. da; COHRS, C. R.; BAIOCCH, O. C. G. Extensão universitária como espaço de vivência do cuidado integral em oncologia. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 94-104, 2013.

FALCÃO, E. F. Vivência em comunidade outra forma de ensino. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2006.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Cidades: São Gabriel. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br

/xtras/perfil.php?lang=&codmun=431830&search=riograndedosul|saogabriel|infograficos:-informacoes-completas . Acesso em: 15 janeiro 2020.

MENDONÇA, I. B.; SANTOS, B. A. A. dos; SILVA, L. B. da; DANTAS, A. C. L.; SANTOS, A. P. dos; BARROS, C. C.; IZIDORIO, E. de C.; COSTA, C. L. N. do. Extensão universitária em parceria com a sociedade. Caderno de Graduação: Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 149-155, 2013.

OLIVEIRA, F. L. B. de; ALMEIRA JÚNIOR, J. J.; SILVA, M. L. P. da. Percepção dos acadêmicos em relação às dificuldades no desenvolvimento de projetos de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 18-25, 2016.

PAOLILLO, C.; IMBERNON, R. A. L. Educação ambiental e educação científica no contexto do movimento escoteiro. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 93-105, 2009.

RÊGO, A. C. F. Educação ambiental para adultos. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 16, n. 2, p. 123-133. 2011.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense. 2014.

RIBEIRO, R. M. C. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Diálogo: pesquisa em extensão universitária, Brasília, v. 15, n. 1, p. 81-88, 2011.

SÃO GABRIEL (RS). Prefeitura Municipal de São Gabriel. 2016. Disponível em: http://www.saogabriel.rs.gov.br. Acesso em: 12 jan. 2019.

SILVA, F. L.; RODRIGUES, P. F. M.; TALAMONI, J. L. B.; RUIZ, S. S.; ANDREO, M.; FRAGOSO, S. B.; BOCHINI, G. L. Bioindicadores da qualidade da água: subsídios para um projeto de educação ambiental no Jardim Botânico Municipal de Bauru, SP. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 94-105, 2009.

SILVA, F. S. da; TERÁN, A. F. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 5, p. 340-351, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

GONÇALVES, Ana Caroline Machado; TRAVESSAS, Amanda Oliveira; SANTOS, Rafael Pires dos; VESTENA, Silvane. EDUCAÇÃO AMBIENTAL:: Uma relação integrativa entre Instituições Públicas. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 15–26, 2023. DOI: 10.5965/259464124215. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/16985. Acesso em: 3 dez. 2024.