EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: APLICAÇÃO DO PROJETO CRIATIVOS NA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAPARICA, CABULA, SALVADOR, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464122258Palavras-chave:
Educação, Cidadania, Turismo de Base ComunitáriaResumo
Este artigo apresenta a aplicação do Projeto Criativos na Escola Estadual Visconde de Itaparica, situado no bairro do Cabula, Salvador, Bahia, durante o processo de organização do VII Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (VII ETBCES), realizado em 2017. Este evento vem ocorrendo fora dos muros da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e visa dialogar, interagir e construir com as comunidades circunvizinhas à instituição, alternativas para valorização do patrimônio material e imaterial e das habilidades socioculturais, entre outras por meio de metodologia participativa. A metodologia adotada na pesquisa é pesquisa-ação por conta da ação coletiva orientada para os objetivos do Projeto Criativos na Escola Visconde de Itaparica e voltada aos estudantes da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, durante dois meses. Os resultados obtidos foram apresentados pelos estudantes no evento, no qual constatamos que o Projeto Criativos possibilitou a construção de caminhos para o exercício da cidadania crítica, na medida em que, os estudantes demonstraram autonomia e encorajamento para transformar a realidade social local. Palavras-chave: Educação. Cidadania. Projeto Criativos. Turismo de Base Comunitária.Downloads
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