Análise de dois métodos brasileiros para ensino coletivo de instrumentos de arco
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0039Palabras clave:
ensino coletivo de instrumentos musicais, manuais ou métodos didáticos, educação musicalResumen
O artigo propõe-se a analisar dois métodos de ensino coletivo para instrumentos de arco. Nos últimos anos, vimos um crescimento significativo em relação à utilização e à pesquisa do ensino coletivo de instrumentos musicais em nosso país, mas quando o professor de cordas procura realizar seu trabalho tendo como suporte um método que utilize repertório brasileiro, encontra muitos problemas, pois existem poucas, ou nenhuma opção no mercado, que também não possui tradição na comercialização de materiais didáticos de música. Especificamente, a proposta foi realizar uma análise voltada às questões técnicas e culturais, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). Os dois métodos analisados nesse artigo podem contribuir para enriquecer o processo inicial de ensino de música, oferecendo uma boa opção para incluir o repertório brasileiro, formado por canções e temas folclóricos, na iniciação de alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Descargas
Citas
BARBOSA, Joel L. da S. Da capo: an adaptation of American band instruction methods to Brazilian music education, using Brazilian melodies. 1994. 267p. Tese (Doutorado em Artes Musicais) – University of Washington, Seattle, 1994.
BARBOSA, Joel L. da S. Da Capo: Instrumentos de arco. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de arco (livro do professor - regência). 2011. 60p. Não publicado.
BARBOSA, Joel Luis da S. Prefácio. In: NASCIMENTO, Marco A. T.; STERVINOU, Adeline A. M. (org.). Ensino e aprendizagens musicais no mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana. Sobral: Sobral Ed., 2018, p. 13-17.
BRAZIL, Marcelo A. Leitura musical para iniciantes em aulas coletivas de violão: uma visão através da teoria da autoeficácia. 2017. 288p. Tese (Doutorado em Música - Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
FARIAS, Ulisses W. V. Memorial do Programa Cordas da Amazônia e sua contribuição cultural. 2009. 83p. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.
KRUGER, Linda L.; PEIXOTO, Anamaria. Iniciando cordas através do folclore: violino-viola-violoncelo-contrabaixo. Belém: Universitária UFPA, 1991. 201p.
PEIXOTO, Anamaria. Iniciando cordas através do folclore. Opus, Porto Alegre, v. 2, n.º 2, p. 15-20, jun. 1990.
ROMINGER, Laurie. Musicianship in Beginning Level String Pedagogy: A Content Analysis of Class Method Books. 2016. 112p. Tese (doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade do Estado da Louisiana, Baton Rouge (LA), 2016.
SANTOS, Wilson R. Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos. 2016. 498p. Tese (Doutorado em Música - Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
SANTOS, Wilson R. Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil: uma análise do período compreendido entre 1990 e 2013. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.º 3, p.1-26, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Wilson Rogério Santos, Ana Roseli Paes dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.