Análise de dois métodos brasileiros para ensino coletivo de instrumentos de arco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0039

Palabras clave:

ensino coletivo de instrumentos musicais, manuais ou métodos didáticos, educação musical

Resumen

O artigo propõe-se a analisar dois métodos de ensino coletivo para instrumentos de arco. Nos últimos anos, vimos um crescimento significativo em relação à utilização e à pesquisa do ensino coletivo de instrumentos musicais em nosso país, mas quando o professor de cordas procura realizar seu trabalho tendo como suporte um método que utilize repertório brasileiro, encontra muitos problemas, pois existem poucas, ou nenhuma opção no mercado, que também não possui tradição na comercialização de materiais didáticos de música. Especificamente, a proposta foi realizar uma análise voltada às questões técnicas e culturais, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). Os dois métodos analisados nesse artigo podem contribuir para enriquecer o processo inicial de ensino de música, oferecendo uma boa opção para incluir o repertório brasileiro, formado por canções e temas folclóricos, na iniciação de alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilson Rogério Santos, Federal University of Tocantins

Doutor em Música pela UFBA. Mestre em Artes - Música pela UNESP. Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Realiza estudos nas áreas de ensino em grupo de instrumentos musicais, música e desenvolvimento humano e social, musicologia e etnomusicologia.

Ana Roseli Paes dos Santos, Federal University of Tocantins

Doutora pela Universidade do Minho/PT, na especialidade de Educação Musical. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do Gabinete de Investigação em Educação Musical. Desenvolve estudos nas áreas do ensino de instrumentos musicais, Educação Musical, formação de professores de música e etnopedagogia musical.

Citas

BARBOSA, Joel L. da S. Da capo: an adaptation of American band instruction methods to Brazilian music education, using Brazilian melodies. 1994. 267p. Tese (Doutorado em Artes Musicais) – University of Washington, Seattle, 1994.

BARBOSA, Joel L. da S. Da Capo: Instrumentos de arco. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de arco (livro do professor - regência). 2011. 60p. Não publicado.

BARBOSA, Joel Luis da S. Prefácio. In: NASCIMENTO, Marco A. T.; STERVINOU, Adeline A. M. (org.). Ensino e aprendizagens musicais no mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana. Sobral: Sobral Ed., 2018, p. 13-17.

BRAZIL, Marcelo A. Leitura musical para iniciantes em aulas coletivas de violão: uma visão através da teoria da autoeficácia. 2017. 288p. Tese (Doutorado em Música - Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

FARIAS, Ulisses W. V. Memorial do Programa Cordas da Amazônia e sua contribuição cultural. 2009. 83p. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.

KRUGER, Linda L.; PEIXOTO, Anamaria. Iniciando cordas através do folclore: violino-viola-violoncelo-contrabaixo. Belém: Universitária UFPA, 1991. 201p.

PEIXOTO, Anamaria. Iniciando cordas através do folclore. Opus, Porto Alegre, v. 2, n.º 2, p. 15-20, jun. 1990.

ROMINGER, Laurie. Musicianship in Beginning Level String Pedagogy: A Content Analysis of Class Method Books. 2016. 112p. Tese (doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade do Estado da Louisiana, Baton Rouge (LA), 2016.

SANTOS, Wilson R. Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos. 2016. 498p. Tese (Doutorado em Música - Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

SANTOS, Wilson R. Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil: uma análise do período compreendido entre 1990 e 2013. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.º 3, p.1-26, 2019.

Publicado

2023-07-12

Cómo citar

SANTOS, Wilson Rogério; SANTOS, Ana Roseli Paes dos. Análise de dois métodos brasileiros para ensino coletivo de instrumentos de arco. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0039, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17147. Acesso em: 21 nov. 2024.