Dramaturgias da solidariedade

Autores/as

  • Tania Alice Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178164202010

Palabras clave:

performance, projeto participativo

Resumen

Das dramaturgias clássicas e suas encenações orbitando em volta do texto às dramaturgias contemporâneas, com suas dimensões performativas que abrem espaço para uma escrita coletiva em conjunto com os espectadores, o conceito de dramaturgia foi sofrendo um percurso de abertura proporcional à passagem do tempo. A palavra “dramaturgia” foi perdendo sua primazia textual concedida pelo eurocentrismo para se abrir a manifestações somáticas da ordem do acontecimento. O novo espectador das dramaturgias contemporâneas assume um papel fundamental na composição, que se torna coletiva, podendo, na performance, ir até a alteração do programa performativo inicialmente proposto pela/o artista. O artigo aborda a noção de dramaturgia no campo da performance, e, mais especificamente, no campo da performance relacional e participativa. A partir da reflexão em torno de um projeto europeu participativo de performance do qual participei como artista convidada, gostaria de pensar a existência possível de uma “Dramaturgia da Solidariedade”, que poderia inscrever-se no campo mais amplo de “Poéticas do Cuidado”, abrindo espaço para novas possibilidades do fazer artístico. Para desenvolver esta reflexão, escolhi a forma da carta/diário, registro desta pesquisa cartográfica que busca seus objetivos na medida dos acontecimentos. Opto pelo convite para a viagem. Vamos dançar a escrita juntos?

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Biografía del autor/a

Tania Alice, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO

Artista-pesquisadora 

Pós-Graduação em Artes Cênicas

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO

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Publicado

2020-10-01

Cómo citar

ALICE, Tania. Dramaturgias da solidariedade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 010–038, 2020. DOI: 10.5965/19843178164202010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17115. Acesso em: 4 dic. 2024.