Sociodrama com alunos de uma escola pública: um estudo sobre vínculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0013

Palavras-chave:

escola pública, sociodrama, ensino infantil

Resumo

A pesquisa investigou os modos de vinculação de alunos de 5 a 12 anos de uma escola pública municipal. Na literatura, verifica-se que a constituição dos vínculos podem ser agentes inibidores ou potencializadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de sociodramas. Participaram 36 crianças, divididas por faixa etária, em 6 grupos, com os quais foram realizadas 10 sessões, que foram transcritas, e passaram por uma análise de conteúdo. A escolha das crianças se deu por indicação da escola. A análise dos dados revela que as crianças trazem situações vinculares importantes, principalmente com a família, havendo tanto vínculos de aceitação quanto de rejeição, neste âmbito. As crianças mais velhas trazem, de forma mais intensiva que as mais novas, temas relativos a vínculos na escola, que se mostraram ser em grande parte de rejeição. A mídia se mostrou um importante fator de vinculação das crianças com o mundo. Com o passar das intervenções, observou-se o desenvolvimento de vínculos com a natureza e com o grupo de crianças, sendo estes fatores de motivação para as crianças.

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Biografia do Autor

Bettina Menezes dos Santos, Universidade de São Paulo

Psicóloga, em formação em Psicodrama e mestranda em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto, com tema voltado para a área de Psicologia escolar.

Daniela de Figueiredo Ribeiro, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Psicologia e Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF. Possui doutorado direto em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Psicóloga pela Universidade de São Paulo; Psicodramatista Supervisora Didata pela Federação Brasileira de Psicodrama.

Antônio dos Santos Andrade, Universidade de São Paulo

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela USP. Professor aposentado pela USP. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP.

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Publicado

02-12-2021

Como Citar

SANTOS, Bettina Menezes dos; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo; ANDRADE, Antônio dos Santos. Sociodrama com alunos de uma escola pública: um estudo sobre vínculos . Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0013, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15484. Acesso em: 29 mar. 2024.