LIBRAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCA POR ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781122015008Palavras-chave:
Ciências naturais. Libras. Formação de professores. Aprendizagem. Alunos surdos.Resumo
A disciplina de Libras atualmente é uma exigência legal. Partindo desse princípio, o objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões acerca das percepções de alunos do curso de Ciências Naturais de uma instituição de ensino superior no município de Imperatriz-MA sobre o aprendizado de sinas, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na área de ciências. O estudo se configura como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e pautada na análise de conteúdo, conforme Bardin (2012). A investigação revelou a importância de se empreender o estudo da Libras nos cursos de formação de professores na área de ciências naturais, visando oportunizar aos alunos surdos conhecimentos dessa área. Pode-se inferir ainda que a partir da construção de aportes teóricos e práticos na área da Libras é possível, mesmo que de forma elementar, propiciar aos futuros educadores aprendizagens significativas para sua área de atuação com pessoas surdas, buscando nessa conjuntura os preceitos da educação para todos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.