PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, POSSÍVEIS ENCONTROS.
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015074Palavras-chave:
educação, surdo, língua, bilinguismo, psicopedagogia.Resumo
A proposta desse artigo é refletir sobre a psicopedagogia institucional no âmbito educacional, no contexto da educação de surdos, além de contextualizar a educação de surdos de modo histórico e contribuir para a discussão referente à educação bilíngue de surdos e práticas alusivas à psicopedagogia institucional no campo educacional. Discutiremos nesse aspecto a diferença entre o bilinguismo individual e o bilinguismo social e diferentes compreensões acerca do que venha a ser uma pessoa bilíngue. Assim como implicações contidas na valorização do surdo como sujeito bilíngue no contexto social. Analisaremos, também, aspectos da psicopedagógica no âmbito institucional e em conjunto com contribuições teóricas compartilhadas na interpretação de fenômenos no campo educacional com ênfase na reflexão acerca do desenvolvimento da criança surda, dificuldades de aprendizagem e aspectos psicopedagógicos. A metodologia utilizada foi bibliográfica-descritiva e teve como base a averiguação de aspectos relacionados à educação de surdos e práticas psicopedagógicas institucionais, com ênfase nos aspectos históricos, mitológicos, culturais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.