SOCIABILIDADE E LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781022014100Palavras-chave:
Sexualidade, Gênero, Livro Didático, DiscursoResumo
Analisando o Programa Nacional do Livro Didático e o PCN – Temas Transversais, busco relacionar a discussão teórica destes com alguns livros didáticos escolhidos por uma escola pública do município de Viçosa. As orientações antihomofóbicas e antisexistas são claras nos documentos citados, porém, a análise empírica dos livros mostra que suas representações discursivas e construções de mundo não contemplam a diversidade, criando uma realidade distorcida que exclui a diferença e gera desconforto para quem não se adéqua ao esperado. Através de análise do discurso presente nestes livros, percebe-se a necessidade de maior escrutínio do PNLD para aceitação dos livros que irão compor seus editais e a maior participação de membros de movimentos sociais nos assuntos que lhe dizem respeito. Dessa maneira, trilha-se para uma maior visibilização da diversidade nos livros didáticos para que o ambiente escolar permita e incentive as múltiplas expressões identitárias em nosso país.Downloads
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