LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM CONTEXTO: INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178912014034Palavras-chave:
LIBRAS. Contexto. Inclusão. Ensino. Indivíduos Surdos.Resumo
É notória a importância que a Língua Brasileira de Sinais adquire no universo dos surdos e, como um dos elementos constitutivos desse valor, podemos apontar a concretização da comunicação antes impossibilitada em decorrência da surdez. A presente pesquisa tem por objetivos traçar um escorço histórico das Línguas de Sinais a partir da criação de metodologias educacionais que possibilitaram o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos surdos, isto é, conhecer o contexto histórico das metodologias educacionais que foram e podem ser aplicadas ao ensino dos surdos. Nessa perspectiva, o presente trabalho justifica-se pelo fato de que há a necessidade de se discutir a inclusão desses indivíduos através de sua língua materna, pois, socialmente eles sempre foram excluídos da sociedade. Assim, uma pesquisa direcionada a este interesse de conhecer a língua desses indivíduos enquanto ferramenta de inclusão possibilita aprofundar a produção científica nesta área do conhecimento. Para sua construção será utilizado obras de autores como Quadros e Karnopp (2004), Magalhães (2011), Salles (2004) e dentre outros que contribuíram significativamente para temática, sendo assim classificada, como pesquisa bibliográfica. Como resultados este estudo buscará apresentar a Língua de Sinais como a possibilidade mais viável para inclusão dos surdos no contexto social e escolar, tendo em vista que é através dela que os surdos podem desenvolver a comunicação, e também, estarem incluídos no processo de ensino/aprendizagem efetivamente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.