Teatro, educação e processos criativos
Reflexões sobre o Grupo de Teatro Universitário - GTU/UFPA.
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025027Palavras-chave:
Teatro, Grupo de Teatro Universitário, Teatro-Educação, Encenação, Processos CriativosResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente (IFPA) e tem como objetivo refletir sobre o Grupo de Teatro Universitário (GTU/UFPA) e seu percurso teatral na cidade de Belém/PA. Contextualiza-se a Escola de Teatro e Dança da UFPA, lócus onde o grupo surge e para onde retorna; destaca-se o trajeto do GTU a partir do projeto de extensão Novos Encenadores, desenvolvido por Charone (2018) e compreende-se o papel deste grupo no Teatro e na Educação. Como referencial teórico, as ideias de encenação, teatro universitário, teatro-educação e processos criativos são abarcadas por Koudela (2008), Carreira (2012), Antonello (2017) e Canda (2020). A metodologia trata-se de estudo de caso de caráter qualitativo e natureza descritiva, tendo como fonte de análise relatos de experiência, consulta documental e entrevistas com a professora idealizadora do GTU, uma estudante da escola de teatro, um participante externo e uma encenadora. O eixo principal das entrevistas contemplou a importância do grupo para os participantes. Assim, constatou-se que o GTU/UFPA, em seu período de atuação, vinculou-se à educação e aos processos criativos; ao propor diversas formas de encenação, estimulou criações e realizou diversos espetáculos, evidenciando sua importância teatral em Belém/PA.
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